Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 5 de agosto de 2025 as 07:54

Vestibular Indígena oferta mais de 100 vagas em três cursos de graduação

Compartilhe:

A Universidade Federal de Roraima lançou nesta quarta-feira (22) o edital do Vestibular Indígena com o processo seletivo para os cursos do Insikiran em Gestão em Saúde Coletiva Indígena, Gestão Territorial Indígena e Licenciatura Intercultural. As vagas são para ingresso em 2025.

As inscrições iniciam no dia 27 de janeiro por meio da página de inscrição do Comissão Permanente de Vestibular da UFRR ficam disponíveis até o dia 25 de fevereiro. O processo seletivo não irá cobrar taxa de inscrição.

São ofertadas 140 vagas, sendo 40 delas para o curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena, 40 para curso de Gestão Territorial Indígena e 60 vagas para o curso de Licenciatura Intercultural (distribuídas por áreas de Habilitação com 20 vagas para Ciências da Natureza, 20 para Ciências Sociais e 20 para Comunicação e Arte).

Conforme o edital, para realizar sua inscrição o candidato deverá preencher corretamente a ficha on-line disponível e depois anexar no sistema de inscrição os seguintes documentos digitalizados: documento oficial com foto (frente e verso), histórico escolar, currículo comprovado e carta de intenção.

Sobre os cursos

O processo seletivo dos cursos do INSIKIRAN está dividido em três etapas, sendo a primeira composta pela análise do histórico escolar, a segunda etapa a análise do currículo comprovado e terceira etapa a carta de intenção. Ainda segundo o edital, a classificação final do seletivo será divulgada no dia 05 de maio e o edital completo pode ser encontrado na página da CPV/UFRR.

O curso de Graduação Gestão em Saúde Coletiva Indígena visa formar profissionais nas melhores práticas visando atender as necessidades de saúde da população indígena. Além disso, o objetivo é também ampliar a participação profissional dessa população no âmbito do subsistema de saúde indígena e nos diversos níveis de complexidade do SUS valorizando também os saberes indígenas nos seus processos pedagógicos.

Já o curso de Gestão Territorial Indígena tem como objetivo formar e habilitar gestores para atuarem profissionalmente em atividades que envolvam a gestão de territórios indígenas no âmbito da região Amazônica. Por fim, o curso de Licenciatura Intercultural é ofertado na modalidade integral de curso superior em que o discente frequenta aulas em dois períodos totalizando oito horas diárias (manhã e tarde). O curso está dividido em três áreas de habilitação que o candidato deverá escolher no ato da inscrição que são: Licenciatura Intercultural – Área de Habilitação Ciências da Natureza, Licenciatura Intercultural – Área de Habilitação Ciências Sociais e Licenciatura Intercultural – Área de Habilitação Comunicação e Artes.