A treinadora Andressa Marques foi convocada para liderar a equipe feminina de boxe do Brasil na ISF U15 Gymnasiade, maior competição escolar do mundo, que acontecerá em Zlatibor, na Sérvia, entre os dias 4 e 14 de abril de 2025. A nomeação foi feita pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE).
Esta será a primeira experiência internacional de Andressa como técnica, e ela não esconde a felicidade com o desafio. “Receber esse convite foi uma honra, um reconhecimento do meu trabalho à frente do boxe. Meu objetivo é adquirir ainda mais experiência para fortalecer a modalidade em Roraima”, destacou.
A delegação feminina contará com oito atletas de diferentes estados: três da Bahia, duas do Pará e representantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No time masculino, composto por 12 pugilistas, o comando ficará a cargo do técnico baiano Amonio de Lima Silva.
Realizada nos anos ímpares, a Gymnasiade Sub-15 reúne jovens de até 15 anos e, nesta edição, terá a participação de 2.367 atletas de diversas nacionalidades, competindo em 25 modalidades, incluindo quatro paraesportivas. O Brasil marcará presença com 170 representantes, formando a quarta maior delegação do torneio.
Andressa espera trazer bons resultados e contribuir para o desenvolvimento do boxe nacional. “Minha expectativa é alta. São jovens promissores e quero ajudá-los a alcançar o máximo de medalhas possível, elevando o nome do Brasil e consolidando minha trajetória como técnica”, afirmou.
Criada pela International School Sport Federation (ISF), a Gymnasiade Sub-15 teve sua primeira edição em Belgrado, em 2021. Agora, retorna ao país onde nasceu, reafirmando seu papel como um dos principais eventos do desporto escolar mundial.