Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 8 de julho de 2025 as 04:03

Soldado Sampaio e superintendente da ALE-RR visitam Memorial histórico do Legislativo cearense

Compartilhe:

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), e a superintendente do Instituto de Documentação, Acervo e Memória, Adriana Cruz, visitaram, nesta terça-feira (17), o Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto. O objetivo foi entender as ações implementadas pela Casa cearense, para ajudar no aprimoramento do acervo em Roraima.

 

O Malce, como é chamado o local em Fortaleza, é um órgão vinculado à Mesa Diretora, sendo responsável pelo desenvolvimento de atividades que preservem a história e a cultura do Legislativo cearense. O espaço tem uma exposição permanente que narra a trajetória da Casa, desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1829, até a atualidade. Parte da exposição está em Braille, dispondo ainda de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual e equipamentos para deficientes auditivos.

 

Para o deputado Soldado Sampaio, o Malce é um dos mais respeitados acervos históricos legislativos do Brasil. Segundo ele, a visita fortalece o compromisso da Casa com a preservação da memória política de Roraima e será essencial para a consolidação do Instituto de Memória.

 

Soldado Sampaio e Adriana Cruz visitaram Malce, acervo histórico do Poder Legislativo cearense

“Nossa gestão tem essa preocupação de valorizar nossos ex-deputados, os constituintes, as lideranças que por lá passaram, os movimentos sociais que tiveram na Casa Legislativa de Roraima, pois, afinal, o Poder Legislativo é o poder do povo, é a Casa que representa o povo. E um povo sem história é um povo esquecido. Então, sempre tive essa preocupação enquanto presidente. Ao assumir o comando da Assembleia, conversei com meus colegas deputados com o objetivo de criar o centro de memória”, destacou Sampaio.

 

Próximos passos

 

A superintendente Adriana Cruz enfatizou que a visita ao Malce representa uma ponte para a construção de conhecimento, que será levado para Roraima, com o intuito de melhorar o acervo histórico implementado pela ALE-RR. Ela afirmou que a superintendência trabalha na elaboração de uma campanha para arrecadar itens que serão fundamentais para a concretização de espaços no Legislativo roraimense.

 

Superintendente Adriana Cruz, foi recebida pelo coordenador do Malce, Paulo Roberto de Carvalho Nunes

“Uma das primeiras coisas que vamos nos dedicar é a estruturação da biblioteca, já autorizada pelo presidente Soldado Sampaio. Em seguida, vamos lançar a campanha para arrecadação de itens, documentos, fotografias, que contam a história do Legislativo roraimense. A partir dessa visita ao Ceará, pensamos em ampliar a perspectiva do acervo histórico e trabalhar não só o contexto parlamentar, mas também com a história do Estado, desde o início até agora. Vai ser uma pesquisa bem criteriosa”, revelou a superintendente.

 

A ideia, de acordo com Adriana, é reunir informações e objetos de ex-deputados, moradores antigos e a população de modo geral. A superintendência pretende também buscar acordos de cooperação técnica com instituições que cuidam do patrimônio e da história do Estado, para que seja desenvolvido um trabalho conjunto de pesquisa e organização.

 

“A ideia do presidente Sampaio é fazer algo moderno, participativo, para atender a população”, resumiu Adriana Cruz.

 

Exposição histórica

 

Durante a passagem pelo Ceará, a superintendente participou da abertura da exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, em exibição na sede da Assembleia Legislativa do Ceará até o dia 17 de agosto. Promovida pelo Malce, a mostra celebra quase dois séculos de história do parlamento cearense, com relatos de ex-presidentes e informações dos principais acontecimentos políticos, como os reflexos da Ditadura Militar no estado.

 

Adriana acompanhou a doação de objetos pessoais e correspondências do ex-deputado José Marinho de Vasconcelos, eleito pelo Partido Comunista do Brasil, cuja sigla era PCB. Ele assumiu o mandato em 1947 e foi cassado em janeiro de 1948 pela Mesa Diretora da Casa. O acervo, entregue pelo neto, Dr. Alexandre Marinho, em um gesto simbólico de resgate e valorização da história democrática do estado, causou forte emoção.

 

“Foi uma experiência enriquecedora e histórica. Participar deste momento tão simbólico e levar esse conhecimento para Roraima fortalece ainda mais a integração entre os legislativos estaduais e o compromisso com a preservação da memória institucional. É uma ponte de construção de conhecimento muito importante que levamos para Roraima, para melhorar o nosso acervo histórico e todas as coisas que pretendemos desenvolver até o fim do ano”, reforçou.

 

O evento contou ainda com a presença do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), que destacou o compromisso do Legislativo com a preservação da memória política e institucional do Ceará. A exposição reúne imagens, documentos históricos e objetos que traduzem os principais marcos da trajetória da Casa desde a instalação como Assembleia Provincial, no século 19.

 

A superintendente visitou ainda o espaço “Casa do Cidadão”, que abriga diversos programas sociais do Poder Legislativo cearense. O intuito foi conhecer as atividades desenvolvidas para atender e acolher a população do estado.

 

Acompanhe as ações do Legislativo

 

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

 

Se desejas ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

 

Texto: Josué Ferreira

Fotos: SupCom ALE-RR

SupCom ALE-RR