Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 3 de novembro de 2025 as 09:49

COP-30: Sebrae Roraima recebe presidente da Bemol

Compartilhe:

Nesta segunda-feira (6), o Sebrae Roraima recebeu o presidente do grupo Bemol, Denis Minev, em um encontro que reuniu empresários, gestores públicos e lideranças do setor produtivo local para discutir o papel estratégico da Amazônia na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em 2025, em Belém (PA).

A atividade integrou as ações preparatórias da instituição rumo à COP-30, fortalecendo a articulação entre o setor empresarial e as oportunidades que a transição para uma economia verde pode gerar para micro e pequenos negócios da região.

O evento, realizado na sede do Sebrae, faz parte de uma série de mobilizações lideradas pela instituição em todos os estados da Amazônia Legal, com o objetivo de posicionar os empreendedores locais como protagonistas nas discussões sobre bioeconomia, inovação e sustentabilidade.

É um momento especial de estarmos falando de um tema tão importante como a COP-30, que vem mostrar ao mundo que a Amazônia não é apenas o pulmão do planeta, mas também um exemplo de desenvolvimento sustentávelafirmou Isabel Itikawa, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Roraima (CDE).

“Vivemos e produzimos na Amazônia, gerando emprego, renda e oportunidades. Agora, teremos a chance de mostrar nossos produtos e o que fazemos de melhor ao mundo”, complemenou.

Um diálogo sobre futuro e desenvolvimento
Durante o encontro, o empresário Denis Minev, que também atua como Enviado Especial do Setor Privado Amazônico para a COP-30, destacou o potencial do estado para liderar novas formas de desenvolvimento sustentável.

A COP é o principal fórum global sobre mudanças climáticas, e a Amazônia tem um papel central nesse debate. Temos grandes oportunidades relacionadas a soluções baseadas na natureza, como o replantio e os sistemas agroflorestais, que já são realidade em Roraima. O que fazemos aqui pode se tornar referência mundial se a COP tiver um desfecho positivo
explicou Minev.

O presidente da Bemol ressaltou ainda que a valorização dos ativos ambientais da Amazônia deve caminhar junto com o fortalecimento da economia e da qualidade de vida da população local.

Sebrae como articulador da economia verde amazônica
Para o superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, o diálogo representa um marco importante na construção de uma agenda amazônica unificada, em que o setor produtivo é visto como protagonista da transição sustentável.

“Estamos recebendo o Denis Minev, representante dos empreendedores da Amazônia na COP-30, em um momento estratégico para o estado. É hora de levantarmos as nossas pautas e fortalecer a Amazônia não apenas sob o aspecto ambiental, mas também social e econômico. O Sebrae tem papel essencial em preparar e apoiar os empresários para esse novo contexto”, ressaltou.

O diretor técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo, destacou a relevância do encontro e o simbolismo de ter Roraima como parte ativa na agenda internacional.

O Sebrae é guardião das micro e pequenas empresas, e trazer o presidente da Bemol para discutir a COP-30 conosco tem um significado muito maior. A conferência reunirá líderes mundiais, e o Sebrae estará lá, como apoiador e protagonista, garantindo que o desenvolvimento sustentável caminhe junto com o fortalecimento dos pequenos negócios”, destacou.

Empreender na Amazônia é resistir e inovar
O diretor administrativo e financeiro, Almir Sá, reforçou a importância de preparar os empreendedores locais para o novo cenário global.

“A COP-30 é o assunto do mundo hoje. Esse encontro traz a experiência de quem vive a Amazônia e entende seus desafios. Roraima não pode ficar de fora desse processo. O Sebrae é parceiro do empreendedor e do estado na construção de um futuro mais sustentável e competitivo”, afirmou.

A presença de Denis Minev também simboliza a força do empresariado amazônico e a união em torno de um propósito comum: mostrar que é possível crescer preservando. Essa visão está alinhada às ações do Sebrae voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, especialmente os que tratam de trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), inovação e infraestrutura (ODS 9) e consumo e produção responsáveis (ODS 12).

Por meio de capacitaçes, consultorias, missões empresariais e programas de inovação como o Sebraetec e o ALI, o Sebrae Roraima tem preparado empreendedores de diferentes setores para transformar desafios ambientais em oportunidades de mercado, ampliando o protagonismo do estado no cenário amazônico e global.

Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA