O Sebrae/RR marca presença na 7ª edição do Focus Fashion Summit, um dos maiores eventos de inovação e sustentabilidade do setor têxtil, realizado nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A participação integrou o convênio firmado entre o Sebrae e o Instituto Focus Fashion, por meio do Projeto Viés – Um Futuro Sustentável, que visa apoiar micro e pequenas empresas na transição para modelos de negócios mais sustentáveis, circulares e competitivos.
Entre os destaques esteve a presença da empresa roraimense Capivanarte, de moda autoral, participante do Projeto Conecta Moda, que valoriza o design exclusivo, a inclusão socioeconômica e o uso de matérias-primas da Amazônia.
A analista técnica de Competitividade Empresarial, do Sebrae Roraima, Bibiana Uchôa, acompanhou a empresa e foi a mediadora do painel “MPEs e Economia Circular: Casos e Caminhos”, que trouxe ao público experiências inspiradoras de empresárias que estão transformando a moda em um negócio mais consciente e sustentável.
Experiências transformadoras
No painel, participaram Fabiana Muranaka, do Paraná, fundadora da no.wasTee, especializada em camisetas com design de desperdício zero, e Paula Braga, de Roraima, fundadora da Capivanarte, empresa de moda autoral com forte identidade afro-amazônica.
Com oito anos de atuação, Paula compartilhou o propósito da Capivanarte, que transforma resíduos têxteis, lonas e até madeira em peças utilitárias e sofisticadas.
Na Capivanarte acreditamos que a moda pode ser um instrumento de transformação social e ambiental. Buscamos inspiração na ancestralidade africana e na Amazônia e trabalhamos para mostrar que tradição, design autoral e sustentabilidade podem caminhar juntos.Afirmou a empresária.

Fabiana, por sua vez, apresentou os avanços da no.wasTee, que já alcançou até 97% de aproveitamento da matéria-prima e reduziu em 85% a pegada de carbono na produção.
Ao longo do diálogo, ficou evidente como os caminhos da sustentabilidade podem nascer tanto de um desafio industrial quanto da valorização cultural. Para Bibiana Uchôa, extrair oportunidades de problemas de mercado é uma das maiores forças das micro e pequenas empresas:
Temos exemplos claros de inovação na matéria-prima e de inovação no processo. Duas frentes diferentes, mas igualmente possíveis para MPEs que querem se posicionar no mercado de forma sustentável. Ouvindo esses relatos, fica claro que economia circular não é apenas tendência, mas oportunidade real de inovação e crescimento para os pequenos negócios.Concluiu a analista.

Hub de Soluções
Além do painel, a Capivanarte também participou do Hub de Soluções, espaço dedicado à conexão entre marcas, empreendedores e fornecedores da cadeia têxtil. O Hub reuniu empresas de diversos segmentos que oferecem soluções para o desenvolvimento de coleções de moda — da criação ao produto final.
A proposta do espaço foi conectar pequenos negócios autorais com estilistas, compradores e parceiros estratégicos, fortalecendo a inserção desses empreendimentos em redes maiores de valor.
Estar no Hub de Soluções é uma oportunidade de apresentar o que produzimos na Amazônia para o mercado nacional, além de fazer contatos importantes com outros empreendedores e fornecedores que valorizam a sustentabilidade.Reforçou Paula Braga.
Focus Fashion Summit 2025
A sétima edição do Focus Fashion Summit consolidou o evento como um dos principais palcos para debates sobre inovação, sustentabilidade e negócios no setor da moda. Com foco em público segmentado, o evento reuniu empresários, designers, investidores e organizações que acreditam em uma moda mais consciente e conectada às demandas globais.
Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA