O Sebrae Roraima está com uma programação intensiva em Alto Alegre esta semana, oferecendo uma série de serviços e capacitações gratuitas para empreendedores locais. As ações, que acontecem em paralelo, visam fortalecer o ambiente de negócios e o setor produtivo do município, seguindo até esta sexta-feira, 25 de julho.
Uma das principais frentes é a Estação Sebrae, uma ação itinerante que leva atendimentos essenciais diretamente aos empreendedores. Marcelle Reis, analista do Sebrae Roraima e responsável pela Estação, explica a abrangência dos serviços. Ela detalha as opções para formalização e regularização, tanto para quem já possui CNPJ quanto para quem busca se formalizar.
A Estação Sebrae trabalha com os serviços de formalização, de orientação para formalização, de regularização financeira, para aquele Microempreendedor Individual que está com débitos junto à Receita Federal. O que ele precisa trazer? Se ele já é um MEI formalizado, ele só precisa do RG e CPF, por esses documentos a gente consegue puxar todos os outros.Explica.
Marcelle complementa as informações sobre a documentação necessária para quem deseja se formalizar e para o atendimento a produtores rurais.
“Para ele que queira formalizar, RG, CPF, comprovante de endereço, e se for estrangeiro, o RNE do estrangeiro. No caso do agro, se ele for um produtor rural, ele precisa só trazer o CPF e a inscrição estadual dele, que a gente consegue fazer o registro, o atendimento e a configuração da emissão de nota fiscal do Sebrae”.
Mikaiton Moura, um dos empresários atendidos pela Estação Sebrae em Alto Alegre, compartilhou sua experiência. Ele veio em busca de orientação sobre a parte tributária de seu negócio.
Nunca havia participado de uma ação do Sebrae, mas vejo o trabalho e vim aqui em busca de um serviço pra me salvar! Fui apresentado às consultorias e agora estou torcendo para que dê tudo certo.Diz.

A Estação Sebrae também se destaca no atendimento ao produtor rural, oferecendo vantagens significativas. Marcelle Reis exemplifica os benefícios de fazer parte dos programas do Sebrae.
“O produtor rural que é formalizado passa a ter seu próprio CNPJ, mas também tem aquele produtor rural que a gente cadastra e fica como pessoa física com inscrição estadual, sem CNPJ. Dentro do Sebrae, a gente tem o projeto do agro. Então, se ele faz adesão ao projeto, ele tem acesso a consultorias e capacitações gratuitas durante um ano. Se surgirem missões no decorrer do ano, ele tem um percentual de subsídio para participar daquela missão. Então, é uma série muito grande de benefícios que ele tem fazendo parte do projeto do Sebrae.”
Tales Francisco, produtor rural da Vicinal 2 do município, é uma prova viva das vantagens dessa parceria. Ele compartilha sua história de longa data com o Sebrae.
Tem uns quatro anos que o Sebrae é parceiro nosso. Dão todo tipo de apoio: de nota fiscal, curso, palestra, até as missões que levam a gente para fora do estado com subsídio. Para a gente é uma parceria que tem valido muito a pena.Compartilha.

Além dos atendimentos, o Sebrae preparou uma Trilha de Conhecimentos, que teve início nesta quarta-feira (23), visando capacitar empreendedores e potenciais empreendedores. Gabrielle Ribeiro, analista do Sebrae, detalha a iniciativa.
“Estamos levando a trilha ‘Desenvolvendo Negócios’. É uma ação de interiorização das nossas atividades, trazendo temáticas de mercado, inovação e serviços financeiros. Ela tem duração de dois dias, é uma trilha gratuita, com horários a partir das 16h30 até 22h30.”
Gabrielle explica o objetivo da trilha em fortalecer a gestão dos negócios.
Dentro dessa programação, a ideia é capacitar os empreendedores ou potenciais empreendedores de cada município com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do negócio, fortalecer a gestão do negócio e trazer também algumas ferramentas que eles podem estar implementando. É uma trilha que surgiu com base na necessidade de fazer essa atuação de uma forma mais integrada e casou muito bem com a Estação Sebrae, onde a gente une o atendimento e as capacitações.
Quem participa da trilha já espera entusiasmado pelos conhecimentos. Fernanda Ramalho, que trabalha com revenda de cosméticos e redes, é um exemplo.
Eu sempre via as programações do Sebrae pela internet e foi assim que eu descobri essa aqui. Eu vim porque quero aprender mais e futuramente empreender de maneira formal. Pelo que eu já conheço do Sebrae, aqui vou aprender muito.Diz.

Tanto os atendimentos da Estação Sebrae quanto a Trilha de Conhecimentos seguem até esta sexta-feira (25). Os atendimentos da Estação Sebrae acontecem na Praça Gonçalves Dias, durante o dia todo na quinta-feira e na manhã de sexta. A Trilha de Conhecimentos ocorre a partir das 16h30 no Centro de Convenções de Alto Alegre, antiga Escolegis.
Fonte : SEBRAE-RR