Um criminoso perigoso e procurado de Roraima, M. D. M., de 23 anos, foi recapturado na noite desta terça-feira, dia 1º, em ação conjunta entre a Polícia Civil de Roraima, a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores e a Divisão de Inteligência Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania. Ele é especializado em atravessar veículos roubados em Roraima e vendê-los na Guiana. Foi localizado no bairro Distrito Industrial, zona Oeste da capital, junto com sua companheira, F. C. S., de 18 anos.
Segundo o delegado titular da DRRFVAT, Leonardo Michell, com 19 registros criminais, incluindo roubo majorado, receptação, estupro, sequestro, violência doméstica e tentativa de homicídio, o foragido era considerado altamente perigoso e estava foragido desde outubro de 2024, após não retornar de uma saída temporária. A maioria dos crimes envolve furto e roubo de veículos, principalmente motocicletas, em Boa Vista.
As investigações indicam que o suspeito fazia parte de uma rede criminosa transnacional. Em interrogatórios, M. D. M. confessou ter participado de pelo menos 50 furtos e roubos de motocicletas, principalmente durante a pandemia de Covid-19, com foco em entregadores. Muitos veículos eram levados para a Guiana para venda ilegal.
Durante sua fuga, ele utilizava a região de fronteira, residindo em Lethem, com apoio da namorada, para dificultar a ação policial. A equipe da DRRFVAT monitorava o foragido há meses. No dia da captura, informações indicaram que ele se deslocava até a capital para buscar uma motocicleta para venda na Guiana. A abordagem ocorreu no bairro Distrito Industrial, com apoio da DICAP.
Ele foi abordado na via pública, tentou escapar correndo e ameaçou sacar uma arma. Os policiais reagiram e o atingiram na perna. Após atendimento médico no Hospital Geral de Roraima, ele foi liberado, passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal e foi entregue à DICAP, permanecendo à disposição da Justiça.
Durante o período foragido, o criminoso usava perfis falsos em redes sociais para se esconder e manter contato com a companheira, que também é investigada por participação nos crimes. Ela facilitou a fuga e o comércio ilegal de motocicletas na fronteira, tendo familiares com dupla cidadania, o que facilitava o trânsito entre Brasil e Guiana.
O delegado destacou que a ação foi rápida e proporcional à ameaça, considerando o histórico violento do suspeito, e que a polícia continuará combatendo o crime organizado. A prisão representa uma importante medida de segurança pública, retirando de circulação um indivíduo reincidente e perigoso.
SECOM RORAIMA
Texto: Ascom/ PCRR
Fotos: PCRR
Fonte e imagens: POLÍCIA CIVIL DA ASCOM/PCRR– Leia a matéria completa aqui