Servidores do Instituto de Documentação, Acervo e Memória (IDAM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizaram, entre os dias 29 e 31 de julho, uma visita técnica à Biblioteca e ao Museu Histórico do Senado Federal, em Brasília. O objetivo foi conhecer de perto a gestão documental, os processos de preservação histórica e as tecnologias utilizadas para digitalização e democratização do conhecimento, com vistas à implantação de ações semelhantes em Roraima.
A experiência marcou o início de uma parceria que permitirá ao IDAM contar com consultoria técnica dos profissionais do Senado, reconhecidos nacionalmente pela excelência em preservação da memória institucional. A cooperação inclui orientação na implantação de uma biblioteca especializada, construção de um memorial e organização do acervo histórico da ALE-RR.
Segundo a superintendente do IDAM, Adriana Cruz, o intercâmbio de conhecimento é fundamental para estruturar um espaço moderno e eficiente.
“Nossa missão é preservar, valorizar e difundir a memória do Legislativo roraimense às próximas gerações. Por isso, buscamos inspiração em instituições consolidadas como a Biblioteca e o Museu do Senado, que nos orientam e motivam”, ressaltou.
Clarissa Ribeiro, coordenadora em exercício da Biblioteca do Senado Federal “Acadêmico Luiz Viana Filho”, ressaltou que a instituição auxiliará ao IDAM “no que for preciso, mesmo que remotamente”, para a instalação da biblioteca no Parlamento roraimense. “Mais bibliotecas, significa mais informação para a sociedade. A ideia é realizar reuniões a distância para esclarecer dúvidas”.
Durante a visita, a equipe, composta ainda pela servidora Vanessa Brito e o assessor especial de Projetos Temáticos, Pablo Sérgio Bezerra, conheceu tecnologias de digitalização, processos de preservação de acervos, legislação de direitos autorais e iniciativas de acessibilidade como maquetes em 3D, audiodescrição e materiais em braille. O contato com os profissionais das unidades também abriu espaço para futuras reuniões virtuais e ações conjuntas de cooperação técnica.
SupCom ALERR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui