Na tarde desta terça-feira, 12, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth promoveu um treinamento de sensibilização para servidores, com foco na IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança).
A palestra teve como tema as Políticas de Amamentação e Humanização do Parto e Nascimento e ainda reforçar as diretrizes institucionais.
“Estamos informando aos servidores novamente, como parte do cronograma do Agosto Dourado. É uma ação importante para o bom andamento da Maternidade”, afirmou o diretor-geral do HMI, Manuel Roque.
Durante o treinamento, foram apresentados materiais visuais e orientações sobre a pega correta do bebê, a Lei do acompanhante (Lei nº 11.108/2005), posições para o parto e boas práticas de atendimento, ações que fortalecem tanto a campanha do Agosto Dourado quanto a política da IHAC.
Para os servidores, o treinamento representa uma oportunidade de aprimorar o atendimento e reforçar práticas que incentivam o aleitamento materno desde os primeiros momentos de vida.
“Acho importante todo mundo fazer o curso, até para todo mundo ter noção, além do pessoal que pega no pesado lá, como na enfermagem. É legal esse incentivo do bebê sair e já colocar no peito”, destacou a técnica em nutrição, Suelen Borges.
RECONHECIMENTO
A Maternidade recebe o selo há 9 anos por seguir os passos e respeitar critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância).
Saiba os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno
As unidades que seguem todos os passos para o sucesso no aleitamento materno recebem o selo IHAC, conferido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OMS (Organização Mundial de Saúde).
São os passos:
Passo 1 – Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;
Passo 2 – Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;
Passo 3 – Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;
Passo 4 – Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; conforme nova interpretação: colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais de que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda se necessário;
Passo 5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;
Passo 6 – Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica e/ou de nutricionista;
Passo 7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia;
Passo 8 – Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;
Passo 9 – Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a recém-nascidos e lactentes;
Passo 10 – Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade; conforme nova interpretação: encaminhar as mães a grupos ou outros serviços de apoio à amamentação, após a alta, e estimular a formação e a colaboração com esses grupos ou serviços.
Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR