Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 4 de agosto de 2025 as 08:28

Governo de Roraima entrega nova leva de maquinários para fortalecer a agricultura familiar de municípios do Estado

Compartilhe:

O Governo de Roraima realizou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, mais uma ação voltada ao fortalecimento da agricultura familiar no Estado, com a entrega de novos seis tratores e implementos agrícolas para associações familiares de Caracaraí, São Luiz do Anauá, Normandia e Boa Vista. A cerimônia ocorreu na lateral do Palácio Senador Hélio Campos, na Praça do Centro Cívico, e reuniu produtores rurais, autoridades e representantes do setor.

Durante o evento, o governador Antonio Denarium destacou o impacto da ação no desenvolvimento do setor primário e o compromisso do Estado com os pequenos produtores.

“É mais uma ação do Governo do Estado de Roraima atendendo principalmente à agricultura familiar e à agricultura familiar indígena. Já entregamos aproximadamente 300 tratores em todo o Estado. Hoje, com emenda parlamentar do deputado federal Gabriel Mota e apoio e indicação do deputado Gabriel Picanço, junto com o senador Chico Rodrigues, estamos entregando mais seis tratores e implementos. Esse trabalho é feito por toda a equipe de Governo integrada no eixo de política de produção e atendimento àqueles que mais precisam”, afirmou o governador.

Os tratores foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Gabriel Mota, com contrapartida do Governo do Estado. O parlamentar, que participou da entrega, ressaltou a importância da iniciativa.

“É uma ferramenta muito importante, principalmente para a agricultura familiar. Nós vamos mandá-los para vários municípios. Para a gente é uma satisfação muito grande. Agradeço ao governador Antonio Denarium por ter autorizado a liberação dos recursos. Agora temos a felicidade de fazer essas entregas tão importantes e esperadas”, declarou Mota.

Representando os produtores rurais, Edmilson Lojor Ribeiro, da Associação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Familiares do Água Boa, comemorou a conquista.

“Começamos há pouco tempo, e não tínhamos condições de comprar um trator desses. O Governo está de parabéns nos dando suporte. Estamos muito felizes e agradecidos. O trator é o carro-chefe do nosso trabalho. Vamos produzir milho, macaxeira, feijão. Isso vai ajudar demais na produção em toda a região da Água Boa”, afirmou.

Segundo o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, a ação vai além da simples entrega de equipamentos. Ele reforçou que o custo do maquinário não causa impacto apenas com a aquisição, mas também na manutenção.

“Quando os produtores trabalham de forma organizada, que é a intenção do Governo de Roraima com essas ações, eles conseguem minimizar esses custos e garantir maior longevidade para os equipamentos. Dentro da Seadi, conduzimos o eixo de desenvolvimento sustentável com três objetivos: impulsionamento econômico e ambiental, fortalecimento de setores estratégicos e acesso a mercados globais. Com parcerias parlamentares e entregas como esta, garantimos uma produção mais eficiente”, explicou.

Governo potencializa produção da terra roraimense

Para o agricultor Gleudson Nero Silva, da comunidade indígena Lameiro, na Terra Indígena Serra do Sol, o trator representa transformação. Ele acredita que o trator vai ser de grande utilidade para os produtores, e por consequência, as famílias que dependem do que é extraído da terra.

“Lá temos produção de melancia, milho, macaxeira, banana, mandioca e vários outros produtos. Vai mudar muita coisa para melhor. Governador, muito obrigado por sempre apoiar as comunidades indígenas e a agricultura familiar. Sei que não é fácil, mas o Governo não tem medido esforços para nos atender”, afirmou.

Entre os principais benefícios do fortalecimento do setor de agricultura familiar com o maquinário estão o aumento da produtividade, a redução do esforço físico, a otimização do tempo, a melhoria na qualidade do trabalho, a geração de renda, a inclusão tecnológica e a sustentabilidade da produção rural.

 

Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR