A educação pública de Roraima acaba de ganhar um novo e transformador alicerce com o lançamento oficial do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (6) no Sebrae Airton Dias, celebrou a chegada de um projeto que visa capacitar jovens do ensino médio para se tornarem não apenas profissionais qualificados, mas cidadãos ativos e preparados para os desafios do futuro.
O projeto, originário de Minas Gerais, já foi implantado em três escolas da rede estadual: Tancredo Neves e Major Alcides (na capital) e Presidente Castelo Branco (no município de Caracaraí). A iniciativa é o resultado de uma articulação estratégica entre o Sebrae Roraima, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SEED) e da Secretaria de Planejamento (Seplan), e o deputado estadual Marcos Jorge, que destinou recursos de emendas parlamentares para a sua implantação.
Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae Roraima, destacou a visão de longo prazo do projeto para o desenvolvimento do estado.
Estamos plantando uma semente que, com certeza, Roraima irá colher com frutos extremamente positivos e resultados brilhantes. O NEJ impacta diretamente o empreendedorismo no estado, pois estamos buscando trabalhar na formação de jovens que, em breve, farão parte do mercado, seja como colaboradores, gestores de negócios ou servidores públicos. Estamos iniciando com três escolas neste ano, mas a ideia é que, com o apoio de nossos parceiros, ampliemos para mais quatro escolas no próximo ano, tornando o projeto dinâmico e de impacto crescente.Aponta.

Para Afonso Rocha, diretor superintendente do Sebrae Minas, de onde o projeto é originário e já atua desde 1994, a importância da iniciativa vai além da formação técnica.
É uma alegria imensa estar aqui em Roraima e trazer uma experiência tão consolidada para a região Norte. Nós não estamos formando apenas empreendedores, mas sim cidadãos com atitude empreendedora. Além de entregar um conteúdo técnico robusto, o NEJ traz uma forte pegada social, que ajuda o jovem a entender seu verdadeiro papel na sociedade e a contribuir de forma ativa para o desenvolvimento de sua comunidade.Compartilha.

O deputado Marcos Jorge reforçou a importância do seu apoio como um investimento na principal riqueza de Roraima: a juventude.
Acredito muito na qualificação pessoal e profissional como motor de crescimento. Quando o presidente Emerson Baú me apresentou essa proposta, não tive dúvidas de aportar recursos de emendas para viabilizar este convênio. Nossos jovens, ao final da formação em curso técnico de administração, terão a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho através de estágios em parceria com o IEL, compondo um banco de talentos do Sebrae. É uma preocupação fundamental apoiar nossa juventude para que tenham acesso ao primeiro emprego e, assim, alcancem sua independência.Compartilha.

A educação profissional e técnica para jovens do ensino médio é uma das metas do Plano Nacional de Educação, e o NEJ se alinha perfeitamente a esse objetivo, como ressaltou o secretário adjunto de planejamento, Fábio Martinez.
É com a educação que se constrói o futuro. O Governo do Estado, por meio do governador, apoia e incentiva essa iniciativa para que nossos jovens saiam mais qualificados, com uma mentalidade diferenciada para gerar um desenvolvimento ainda maior para o nosso estado.

Um modelo que valoriza o protagonismo juvenil
Na prática, a proposta pedagógica do NEJ vai muito além do conteúdo tradicional. O foco está no desenvolvimento de competências essenciais como autonomia, liderança, pensamento crítico e colaboração. Os alunos são incentivados a colocar a “mão na massa” por meio de ferramentas como a Empresa Simulada, o Projeto Vitrine e o sistema de Tutoria, que integram teoria e prática durante toda a jornada escolar.
O impacto na vida dos alunos já é notável, como relatam as estudantes:
“Estamos estudando sobre matemática financeira, contabilidade e criatividade. É muito interessante porque o curso abrange diversas áreas, e a gente aprende de uma forma diferente. Eu sou apaixonada por matemática, e já aprendi muito sobre finanças”, diz a aluna Rosana Laís, aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Major Alcides.
Emanuely Larissa, também da mesma série, se diz entusiasmada com a possibilidade de sair do ensino médio com qualificação profissional.
“Me sinto muito honrada de o Sebrae ter nos proporcionado isso, pois vou sair do terceiro ano já com uma formação técnica em administração, uma área que me interessou muito. É uma grande oportunidade para mim e para a minha escola”, compartilha.

O projeto, que integra o currículo escolar aos valores e vivências do cotidiano, está alinhado aos quatro pilares da educação da UNESCO e contribui diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) da ONU, que propõe garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.
A coordenadora do NEJ em Roraima, Eliene Araújo, traduziu o sentimento de toda a equipe.
O sentimento é de realização completa, pois o Sebrae passa a atuar ativamente na educação básica. Aliados às escolas e às secretarias, temos uma força maior para chegar onde precisamos, que é ampliar esse atendimento e melhorar a qualificação profissional para os jovens da rede pública.Conclui.

A programação do lançamento do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil segue na tarde desta quarta-feira com a visita das autoridades à Escola Estadual Major Alcides, em Boa Vista. A visita permitirá que os parceiros da iniciativa conheçam de perto o ambiente escolar e o trabalho que será desenvolvido com os alunos do projeto.
Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA