PodCast da TV Assembleia discute segurança pública e índices de violência no estado
Assaltos, homicídios e outras formas de violência seguem moldando a rotina dos brasileiros, que vivem entre o medo e a tentativa de manter a sensação de segurança. O tema foi abordado no episódio mais recente do PodCast ‘Em sua Defesa’, da TV Assembleia, transmitido na tarde desta segunda-feira (28), diretamente do estúdio Márcia Seixas da Rádio Assembleia. O conteúdo está disponível no canal oficial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) no YouTube.

Com mediação do jornalista Leoncio Monteiro, o episódio trouxe o tema “Segurança Pública e Autodefesa: técnicas e estratégias para se manter seguro no dia a dia”. O debate contou com a participação de especialistas em segurança pública e defesa pessoal, com foco nas formas de proteção individual diante da realidade do estado.
“É um tema de extrema relevância. Trazer especialistas da área ajuda a sociedade a entender o papel do poder público e o que cada cidadão pode fazer para se proteger”, destacou Leoncio.
A ideia surgiu a partir de dados do Ministério da Justiça que colocaram Roraima na 20ª posição entre os estados mais seguros do Brasil, evidenciando os desafios locais. Para aprofundar o tema, participaram do programa policiais militares e um instrutor de defesa pessoal.
Segurança pública em foco

Francisco Xavier Medeiros de Castro, coronel da Polícia Militar
O coronel da ativa Francisco Xavier Medeiros de Castro, ex-comandante da Polícia Militar e atual chefe da Casa Militar da ALE-RR, abriu a discussão destacando o papel da corporação na sociedade.
“A Polícia Militar compõe o sistema de segurança pública e atua de forma ampla, seja no policiamento ambiental, urbano ou de trânsito”, explicou.
Segundo ele, é impossível à polícia estar presente em todos os locais ao mesmo tempo, por isso, a prevenção e a adoção de medidas individuais são fundamentais.
“A instituição cobre o máximo possível do território, mas comportamentos preventivos por parte do cidadão são essenciais para criar um ambiente mais seguro”, completou.
Xavier também destacou que os dados estatísticos nem sempre refletem a percepção da população.
“São Paulo tem uma das menores taxas de criminalidade, mas muitos moradores ainda se sentem inseguros. A sensação de segurança está diretamente ligada ao comportamento individual e ao contexto local”, pontuou.
Violência nas fronteiras

Rodeval Marques Andrade Sousa, major da Polícia Militar
O major Roberval Marques Andrade Sousa, da ativa da PM, professor da rede estadual e pós-graduado em Ciências Jurídicas, comentou sobre o aumento da violência em Pacaraima, município de fronteira com a Venezuela.
“Temos uma das fronteiras mais sensíveis do país, o que impacta diretamente o trabalho da polícia. Mesmo assim, a PM de Roraima é altamente preparada e adaptável”, afirmou.
Segundo ele, o Brasil carrega um histórico de violência desde os tempos da colonização.
“A sociedade aprendeu a conviver com a violência e, muitas vezes, transfere a responsabilidade por esse cenário unicamente às forças de segurança”, refletiu.
Autodefesa e prevenção

Sebastião Cavalcante Sampaio, instrutor de Artes Marciais
Para tratar da defesa pessoal como ferramenta de autopreservação, o programa contou com o especialista Sebastião Cavalcante Sampaio, mestre em artes marciais e instrutor de técnicas táticas e de uso de armas improvisadas.
Sampaio alertou que a distração com celulares em locais públicos é um dos principais fatores de risco para o cidadão.
“O criminoso procura quem está desatento. O uso do celular em vias públicas aumenta a vulnerabilidade e, por isso, orientamos nossos alunos a adotarem posturas preventivas no dia a dia”, explicou.
Ele reforçou a importância de buscar capacitação com profissionais da área e de adotar uma postura de atenção ao ambiente, sem cair em paranoia.
“Estar atento ao entorno e adotar pequenas mudanças de comportamento já são formas eficazes de defesa pessoal. E, claro, buscar ajuda qualificada faz toda a diferença”, concluiu.
Assista agora
O Podcast ‘Em sua Defesa’ está disponível no canal oficial da Assembleia Legislativa de Roraima no YouTube: @assembleiarr. Outras edições também podem ser acessadas gratuitamente pela plataforma.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO