A segunda edição do projeto Conexão Financeira, promovido pelo Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), teve início na noite desta quarta-feira (30), com a capacitação de gestores e professores de Matemática da Rede Estadual de Ensino.
Nesta nova etapa, cinco escolas participarão da iniciativa como forma de incentivar o uso consciente e inteligente de recursos financeiros, tanto no cotidiano pessoal dos estudantes quanto em atividades escolares, como na organização da formatura, por exemplo.
Uma das novidades desta edição é a atuação direta dos instrutores do Inovem nas escolas, trabalhando em conjunto a professores e gestores. Além disso, o número de alunos atendidos será maior em comparação à edição anterior.
Nesta primeira fase, os docentes recebem orientações sobre os fundamentos do projeto e os métodos que serão aplicados junto aos estudantes. Em seguida, começam as atividades práticas, com duração prevista de, aproximadamente, um mês.
A deputada e presidente do Inovem, Catarina Guerra (União), ressaltou que o projeto leva a educação financeira para além da teoria e contribui com o desenvolvimento de habilidades de planejamento entre os jovens.
“O projeto nada mais é do que proporcionar que os alunos busquem alternativas para arrecadar fundos para sua festa [de formatura]. Após um período de orientação, o Inovem apresenta formas práticas e eficazes de multiplicar a renda. A escola com melhor desempenho receberá uma bonificação”, explicou a parlamentar.
Além de promover uma competição saudável entre as unidades de ensino, o Conexão Financeira também incentiva o protagonismo juvenil. Para a parlamentar, muitos estudantes já demonstram perfil empreendedor, mas precisam de oportunidade para desenvolver essas habilidades.
“Estamos exercendo nossa responsabilidade social como Assembleia Legislativa ao oportunizar que esses jovens, prestes a ingressar no mercado de trabalho, possam vivenciar, na prática, como gerar e administrar renda. A educação financeira é, sim, uma ferramenta de transformação social”, destacou.
O instrutor do projeto, Eduardo Bueno de Oliveira, reforçou a necessidade para formação dos professores, pois garantirá a continuidade do aprendizado mesmo após o encerramento das atividades do projeto.
“Esse contato com os professores é fundamental, pois são eles que continuarão acompanhando os alunos ao longo do ano. Por isso, é importante que compreendam todo o processo da educação financeira para dar seguimento ao trabalho iniciado pelo Conexão Financeira”, afirmou.
O professor de Matemática Gilson Alves Veras, da Escola Estadual Vanda da Silva Pinto, participou da capacitação realizada na sede do Legislativo e destacou a relevância do projeto para a vida dos estudantes.

“A importância desse projeto é enorme. Já abordamos esse conteúdo em sala de aula, com cálculos, mas agora, com a parceria da Assembleia, a proposta ganhou ainda mais significado. Os alunos precisam aprender a gerir seus recursos desde cedo, especialmente ao lidar com o primeiro salário e as responsabilidades financeiras”, enfatizou.
INOVEM
Criado em março de 2025, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que visa impulsionar o empreendedorismo local, promover a educação financeira e capacitar cidadãos para o desenvolvimento de negócios.
Instituído pela Resolução Legislativa nº 01/2025, o Inovem desenvolve seis projetos: Conexão Financeira; INOVARR; Inovem Pro; Feira Inovem; Elas Inovam; e Teste Vocacional nas Escolas, todos voltados a diferentes segmentos e perfis da população, com foco na inclusão, inovação e geração de renda.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui