Educação transforma: reeducando inicia curso superior em Rorainópolis
O caso em que reeducando inicia curso superior em Rorainópolis com apoio da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) reforça o papel da educação como ferramenta de transformação social. A iniciativa garantiu acesso ao ensino superior dentro da unidade prisional, promovendo ressocialização e novas perspectivas de vida.
A ação começou durante visitas periódicas realizadas pela Defensoria Pública do Estado de Roraima no município. Nessas ocasiões, a equipe da 2ª Titularidade presta atendimentos jurídicos, acompanha processos e orienta os internos sobre seus direitos.
Atuação da DPE-RR amplia acesso à educação
Segundo a chefe de gabinete, Yullie Parente, a rotina inclui também o encaminhamento de demandas como remição de pena. No entanto, durante uma dessas visitas, surgiu uma oportunidade que iria além do campo jurídico.
A equipe identificou um interno com ensino médio completo e interesse em continuar estudando. A partir desse diálogo, surgiu a possibilidade de ingresso no ensino superior por meio da modalidade de Ensino a Distância (EAD).
Além disso, a defensora Isabela Sedlmaier explicou ao reeducando como funcionariam os cursos e as condições para estudar dentro da unidade. A informação despertou interesse imediato, já que ele desconhecia essa possibilidade.
Matrícula e apoio institucional garantem avanço
Após a identificação do interesse, a Defensoria entrou em contato com a família do interno. Assim, foi possível efetivar a matrícula utilizando a nota do Enem, realizada anteriormente pelo reeducando.
Posteriormente, foi solicitado ao Judiciário autorização para que o custodiado pudesse estudar dentro da unidade prisional. Inicialmente, surgiram desafios, especialmente relacionados à aplicação de provas presenciais.
No entanto, com articulação da equipe e autorização do defensor Jean Daniel, a instituição de ensino se comprometeu a enviar um representante ao presídio. Dessa forma, foi possível viabilizar todas as etapas do curso.
Reeducando inicia curso superior em Rorainópolis
Atualmente, o interno S.I.A.L., de 24 anos, já está matriculado no curso tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, na modalidade EAD. Ele realiza as atividades dentro da unidade prisional, com acompanhamento da equipe da Defensoria.
Além disso, o suporte oferecido inclui orientação sobre acesso à plataforma, participação nas aulas e realização das avaliações. Isso garante não apenas o ingresso, mas também a permanência no ensino superior.
Educação como ferramenta de ressocialização
A iniciativa em que um reeducando inicia curso superior em Rorainópolis demonstra, sobretudo, que o acesso à educação é essencial para reduzir a reincidência criminal. Ao mesmo tempo, contribui para a construção de novas oportunidades.
A DPE-RR reforça que a educação é um dos principais caminhos para a reintegração social. Por isso, ações como essa fortalecem políticas públicas voltadas à dignidade das pessoas privadas de liberdade.
Fonte: CCOM – DPE RR