Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 12 de agosto de 2025 as 02:09

Desafio Liga Jovem levará campeões para o México

Compartilhe:

Para celebrar o Dia do Estudante, nesta segunda-feira (11), foi realizado o DLJ DAY para mobilizar estudantes de todo o país a participarem da 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ3) que está com inscrições abertas. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Instituto Ideias do Futuro, parceiro do Sebrae na iniciativa. O momento mais esperado do encontro on-line foi o anúncio do destino da viagem internacional desta edição para os vencedores nacionais. O local escolhido desta vez é o México.

Logo na abertura do DLJ DAY, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, contou como nasceu a ideia do Desafio Liga Jovem durante a pandemia para aproximar os estudantes da escola. Segundo ele, a jornada da competição foi construída para despertar a consciência dos estudantes para se tornarem protagonistas de suas próprias vidas.

“É muito importante que vocês tenham consciência de que são donos da vida de vocês e do que vocês vão fazer com ela. Queremos que vocês compreendam porque levamos o empreendedorismo para a Educação, para que vocês sejam ativos. Vocês podem mudar o mundo sim, começando pela realidade de cada um de vocês”, enfatizou Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional.

Bruno Quick ressaltou a importância de alimentar o espírito empreendedor. Foto:Erivelton Viana.

O evento também contou com a presença da gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Ana Rodrigues, que enfatizou como o Desafio Liga Jovem é uma oportunidade de superação. “Quando somos desafiados, nós aprendemos sobre a nossa capacidade de se superar mesmo que muitas pessoas não acreditem em nós”, frisou.

A coordenadora geral de Inovação do Ministério da Educação (MEC), Marcela Paz, também deixou um recado para que os estudantes tenham coragem para buscar soluções transformadoras para os problemas de suas realidades. “Daqui a cinco, dez ou vinte anos, aquele problema que vocês identificaram hoje e foi resolvido pelo Liga Jovem será uma inovação”, explicou.

A representante do departamento nacional do SENAI, Sinara Celistre, aproveitou o momento para encorajar os alunos e alunas a participarem do Desafio. “Quem faz inovação são as pessoas. Acreditem no seu potencial criativo. Não tenham medo de errar”, disse.

Evento contou com brindes e participações dos estudantes. Foto: Erivelton Viana.

O DLJ DAY também foi marcado pela apresentação de depoimentos inspiradores de estudantes e professores vencedores das duas últimas edições da competição. Eles compartilharam como o Desafio até hoje impacta a vida deles seja pessoalmente ou profissionalmente.

No final do encontro, o educador, influenciador e comediante Matheus Buente fez uma palestra descontraída ressaltando como essa iniciativa do Sebrae pode contribuir para uma educação que dá autonomia e transforma. Buente também provocou os estudantes a enxergarem o Desafio Liga Jovem para além da premiação.

“O mais legal é ter a oportunidade de fazer a diferença no seu dia a dia e construir algo para vocês mesmos porque empreender é tomar o rumo da sua vida para você, entendendo a sua responsabilidade de forma individual e coletiva”, refletiu.

Inscrições prorrogadas

Com inscrições abertas até o dia 18 de agosto, o Desafio Liga Jovem é a maior competição nacional e gratuita de empreendedorismo e tecnologia, voltada estudantes de três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico; Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior. Nesta edição a meta é alcançar 81 mil inscrições.

A proposta do DLJ é que, em equipes, os estudantes elaborem projetos de soluções criativas e de impacto para um problema da escola ou comunidade, utilizando a tecnologia como aliada.

Durante toda a competição, uma série de ações serão realizadas com os participantes, entre elas, oficinas on-line. Os estudantes passarão por uma trilha de aprendizado com certificado de 30 horas, com a possibilidade de ganhar prêmios: serão mais de 70 notebooks e celulares de última geração; mais de R$ 250 mil em vale compras para 500 estudantes e professores, além de viagens nacionais e internacionais.

 

 

Fonte: SEBRAE