Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 3 de fevereiro de 2026 as 21:52

Cinema 2026: 16 filmes que prometem emocionar

Compartilhe:

1. O Morro dos Vendavaianos

A ousada abordagem de Emerald Fennell ao romance de Emily Brontë de 1847 já é um dos filmes mais divisivos do ano. Só o trailer evocava tanto uma antecipação fascinada quanto uma resistência de aperto de pérolas. Nas redes sociais, os puristas de Brontë têm se oposto a tudo, desde a sensualidade crua do filme até o elenco, reclamando que Margot Robbie é velha demais para interpretar a Cathy adolescente e Jacob Elordi é branco demais para interpretar Heathcliff, descrito no livro como “de pele escura”. Mas Fennell, que provou ser uma original ousada com Promising Young Woman e Saltburn, sabia que estava adotando uma abordagem iconoclasta. “Eu queria fazer algo que fosse o livro que experimentei quando tinha 14 anos”, ela disse, descrevendo-o como “primal, sexual”. Sua versão desses dois amantes apaixonados e fadados ao fracasso também é estilizada, com trajes vermelho-vivo e céus vermelho-alaranjados. Owen Cooper, de Adolescence, interpreta o jovem Heathcliff e Hong Chau é a leal empregada de Cathy, Nelly. E se você não quiser canalizar sua adolescente interior, o ano traz uma adaptação mais tradicional de um clássico do século XIX, Sense and Sensibility, de Jane Austen. Daisy Edgar-Jones estrela como Elinor Dashwood na história de irmãs casáveis e sua busca pelo amor. (CJ)

O Morro dos Uivantes será lançado em 13 de fevereiro. Sense & Sensibility será lançado em 9 de setembro

Treiler: O Morro dos Vendavaianos

2. Magia Prática 2

Adaptado do romance de Alice Hoffman de 1995, Practical Magic é uma comédia dramática romântica sobrenatural estrelada por Sandra Bullock e Nicole Kidman como duas irmãs descendentes de uma longa linhagem de bruxas. Foi um fracasso quando foi lançado em 1998, mas desde então conquistou um público cult: o filme foi adotado por “públicos mais jovens que recorrem a ele por sua estética bruxa e inspiração cottagecore”, segundo Donnalyn Xu no Guardian, enquanto para Tove Danovich em Country Living, “foi um filme que fazia você querer alcançar pessoas que amava e compartilhar isso com elas também”. Como resultado, Bullock, Kidman e dois de seus coadjuvantes, Stockard Channing e Dianne Wiest, estão todos se reunindo para uma sequência, também baseada em um romance de Hoffman. A diferença de 28 anos pode parecer extrema, mas é superada por outra franquia de Hollywood sobre irmãs feiticeiras no Massachusetts de hoje: houve um intervalo de 29 anos entre Hocus Pocus e Hocus Pocus 2, então Practical Magic 2 ainda poderia lançar um feitiço sobre os espectadores. (NB)

Treiler: Magia Prática 2

3. O Mandaloriano e Grogu

Star Wars esteve na tela grande pela última vez há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante – bem, pelo menos em 2019. Desde o lançamento de A Ascensão de Skywalker, de JJ Abrams, vários outros filmes foram anunciados e depois arquivados, e ficou a cargo da série de TV Disney+ manter a franquia viva. Surpreendentemente, a mais popular dessas séries foi The Mandalorian, que não girava em torno de favoritos dos fãs como Obi-Wan Kenobi e Boba Fett, mas de dois novos personagens: Din Djarin, um caçador de recompensas interpretado por Pedro Pascal, e Grogu, o fofo e verde “Baby Yoda”. Após três temporadas da série, The Mandalorian e Grogu agora têm seu próprio filme, dirigido e coescrito pelo criador da série, Jon Favreau. O trailer promete ação de capa e espada, sem falar em Rotta the Hutt (dublado por Jeremy Allen White), o filho chorão de Jabba, o Hutt, embora Favreau diga que o filme também fala sobre a paternidade: “Como fãs de Star Wars da minha idade, que cresceram com os filmes originais, crescem e têm filhos próprios, Acho bom que haja um herói passando pelo que ele está passando.” (NB)

The Mandalorian and Grogu será lançado em 22 de maio

Treiler: O Mandaloriano e Grogu

4. As Estrelas Caninas

Ridley Scott, aos 88 anos, está produzindo filmes mais rápido do que nunca. Após Gladiador II em 2024 e Napoleão em 2023, ele retorna ao gênero ficção científica, que entregou alguns de seus melhores filmes, incluindo Blade Runner e Alien. The Dog Stars se passa em um mundo pós-apocalíptico no qual uma pandemia de gripe eliminou quase toda a população. Jacob Elordi interpreta Hig, um piloto civil que perdeu tudo e todos, exceto seu cachorro, e Josh Brolin é um ex-fuzileiro naval dos EUA. Juntos, esses dois sobreviventes precisam enfrentar bandos errantes de saqueadores chamados Reapers. Margaret Qualley, Guy Pearce e Benedict Wong também atuam. O elenco e o diretor já são motivo suficiente para se interessarem pelo filme, que foi coescrito com Mark L. Smith (Twisters), baseado em um romance de 2012 de Peter Heller. E há a própria abordagem divertidamente imodesta de Scott sobre o filme e seu cronograma de filmagens super rápido de 34 dias. “É a velocidade de [fazer] um programa de TV, mas talvez meu melhor filme”, ele disse. (CJ)

The Dog Stars será lançado em 28 de agosto

Treiler: As Estrelas Caninas

5. A Noiva!

O audacioso filme de Maggie Gyllenhaal reloca a noiva do monstro de Frankenstein para o submundo criminoso da Chicago dos anos 1930. Jessie Buckley (favorita do Oscar junto com Hamnet) tem um cabelo platinado de Jean Harlow como a noiva, uma vítima de assassinato reanimada. Christian Bale tem pontos na testa como o monstro, que pede ao Dr. Euphronius (Annette Bening) que crie um companheiro para ele. Há um clima de Bonnie e Clyde na história deles, com manchetes de jornais gritando “Monstros Assassinos Procurados!” Este é o segundo filme de Gyllenhaal como roteirista e diretora, após a adaptação de Elena Ferrante, A Filha Perdida (2021), e ela disse que se inspirou para fazê-lo depois de assistir ao filme de 1935 A Noiva de Frankenstein e perceber que a personagem-título aparece na tela por apenas alguns minutos e nunca fala. A versão de Gyllenhaal dá voz e personalidade desproporcional à noiva. Buckley chamou o relacionamento entre a noiva e o monstro de “o amor mais punk que já existiu”. Penelope Cruz tem um papel coadjuvante, junto com o irmão de Maggie, Jake Gyllenhaal, e seu marido, Peter Sarsgaard. (CJ)

A Noiva será lançado em 6 de março

Treiler: A Noiva!

6. Cavador

Tom Cruise dedicou a última década a se tornar o principal herói de ação de Hollywood, exibindo suas acrobacias destemidos  e sua corrida muito energética – em Missão: Impossível, Jack Reacher e A Múmia. Top Gun: Maverick lhe deu um pouco de trabalho não relacionado a dublês, mas seu próximo filme, Digger, ainda parece prestes a ser uma grande mudança. Poucos detalhes foram revelados até agora, mas é dirigido e coescrito por Alejandro G Iñárritu, o diretor mexicano de Amores Perros, Birdman e The Revenant, e seu slogan é: “Uma comédia de proporções catastróficas.” O elenco intrigante inclui Sandra Hüller (Anatomia de uma Queda), John Goodman e Jesse Plemons, mas é a ideia de Cruise em uma comédia excêntrica de Iñárritu que realmente empolga. E não podemos esquecer que Leonardo DiCaprio ganhou um Oscar quando estrelou O Regresso Novo. Cruise nunca ganhou um – embora tenha recebido um Oscar honorário no ano passado. Será que a maior superestrela de Hollywood finalmente triunfará na noite do Oscar em 2027? (NB)

Digger será lançado em 2 de outubro

7. Toy Story 5

Pixar (Credit: Pixar)

A Pixar tem tido mais sucesso com sequências do que com originais ultimamente: Divertidas Esquinas 2 foi o maior filme de 2024, enquanto Elio definitivamente não foi o maior filme de 2025. Talvez seja por isso que, sete anos após Toy Story 4, Woody (Tom Hanks) e Buzz Lightyear (Tim Allen) estejam de volta para mais uma aventura animada, desta vez dirigida por Andrew Stanton (Procurando Nemo, WALL-E). O conceito é muito mais afiado do que o que Toy Story 4 tinha. Até agora, a série ignorou brinquedos mais tecnológicos do que bonecos de ação a pilha, mas em Toy Story 4, a dona do grupo fica encantada com seu novo tablet, Lilypad (Greta Lee). O mais engenhoso é que esse cenário finalmente atualiza a franquia, ao mesmo tempo em que retorna à ideia central do primeiro filme de brinquedos sendo tornados redundantes por seu substituto brilhante. É inevitável que isso mexa com nossas emoções mais uma vez. (NB)

Toy Story 5 será lançado em 19 de junho

8. O Drama

The Drama oferece uma reviravolta cômica sombria em uma comédia romântica padrão, com Robert Pattinson como Charlie, um historiador de arte britânico e diretor de museu em Cambridge, Massachusetts, e Zendaya como sua noiva, Emma, uma funcionária de livraria originalmente de Baton Rouge, Louisiana. Na semana do casamento, um terrível segredo sobre um deles é revelado, o que de alguma forma faz com que Emma, com seu vestido de noiva, beba de uma garrafa de bourbon, e Charlie de smoking e o nariz sangrando. Além de seus protagonistas, o filme é notável porque foi escrito e dirigido por Kristoffer Borgli, que fez o estranho e maravilhosamente surreal Dream Scénario (2023) com Nicolas Cage. Se alguém consegue transformar uma comédia romântica em uma comédia negra vencedora, essa seria a equipe para fazer isso. Alana Haim tem um papel coadjuvante em um filme que parece descontraído, inteligente e divertido. (CJ)

O drama será lançado em 3 de abril

9. Mãe Maria

Alamy (Credit: Alamy)

É um grande ano para filmes excêntricos com música pop. Nesta história de vingança musical e assustadora que apresenta alta costura, Anne Hathaway interpreta uma cantora conhecida como Mãe Maria. Michaela Coel interpreta Sam, sua antiga figurinista e amiga, a quem Mary implora para criar um novo vestido para uma apresentação, mesmo estando afastadas há uma década. “Você não pode realmente me odiar”, Mary diz no trailer, ao que Sam responde, cara a cara, “Ah, posso”, sendo de longe a melhor resposta para o enredo do suspense. O roteirista e diretor David Lowery já fez filmes enigmáticos como Uma História de Fantasmas, além de projetos mainstream como Pete’s Dragon, e este definitivamente se encaixa no lado não convencional, com sua mistura de clichês de terror e pop de palco. As cenas de concerto mais intensas de Hathaway incluem músicas de Jack Antonoff, FKA Twigs e Charli XCX, que continua sua grande investida no cinema. Além de criar a trilha sonora de O Morro dos Tempestais, ela estrela The Moment, uma sátira promissora baseada em uma história que ela criou. Ela interpreta uma versão ficcionalizada de si mesma, mas também diz que o famoso meme do Brat Summer é “cringe”. (CJ)

Mother Mary será lançado em abril. The Moment será lançado em 30 de janeiro

Trailer: Mãe Maria

10. O Acerto de Contas Social

The Social Network foi um dos melhores filmes de 2010. Escrito por Aaron Sorkin e dirigido por David Fincher, foi um drama rápido e brilhantemente inteligente sobre como Mark Zuckerberg fundou o Facebook e todas as disputas legais que se seguiram. Agora vem uma espécie de sequência. Mais uma vez, roteirizado por Sorkin, que também assumiu como diretor, The Social Reckoning conta a história real de Frances Haugen, uma funcionária do Facebook que vazou um documento interno revelando os danos causados pelas redes sociais. Haugen é interpretada por Mikey Madison, em seu primeiro papel desde que ganhou o Oscar de melhor atriz por Anora, e embora seja decepcionante que Jesse Eisenberg não retorne como Zuckerberg, Jeremy Strong de Succession é um substituto fascinante. (NB)

The Social Reckoning será lançado em 9 de outubro

11. O Diabo Veste Prada 2

Macall Polay (Credit: Macall Polay)

Chegando 20 anos após o original, esta sequência tem o tipo de título sem graça que a imponente Miranda Priestly jamais teria aceitado, mas todo o resto parece polido e pronto em um dos filmes mais aguardados do ano. Meryl Streep mais uma vez interpreta a icônica editora de moda Miranda (inspirada em Anna Wintour, da Vogue). Anne Hathaway retorna como sua antiga assistente humilde, Andy, agora uma editora de sucesso, junto com Stanley Tucci como Nigel, diretor de arte da revista, e Emily Blunt como a ex-assistente Emily, agora uma executiva rival cujo dinheiro de publicidade a revista Miranda precisa. Os novos membros do elenco incluem Kenneth Branagh como marido de Miranda, Patrick Brammall (Colin de Contabilidade), Lucy Liu e Justin Theroux. O roteirista do filme original, Aline Brosh McKenna, e o diretor David Frankel estão por trás da sequência, que teve paparazzi seguindo a produção por toda Nova York. Eles poderiam muito bem ter esperado pela Semana de Moda de Milão, quando Streep e Tucci, em personagem, sentaram na primeira fila do desfile da Dolce e Gabbana, e Priestly e Wintour ficaram lado a lado. (CJ)

O Diabo Veste Prada 2 será lançado em 1º de maio

12. Jogos Vorazes: Nascer do Sol na Colheita

Murray Close (Credit: Murray Close)

Com ou sem a heroica arqueira de Jennifer Lawrence, Katniss Everdeen, o público não pode se cansar de Jogos Vorazes, então A Balada dos Pássaros e Cobras, de 2023, é seguida por outro prelúdio adaptado de um dos romances de Suzanne Collins. Este se passa 24 anos antes do primeiro conjunto de filmes de Jogos Vorazes, então apresenta versões mais jovens de vários dos personagens principais da saga Katniss. Vai ser divertido ver como os novos atores combinam com os antigos. Ralph Fiennes interpreta o Presidente Snow, que foi interpretado como um homem mais velho por Donald Sutherland; Jesse Plemons interpreta o personagem de Philip Seymour Hoffman, Kieran Culkin interpreta o personagem de Stanley Tucci, Elle Fanning interpreta o de Elizabeth Banks, e Joseph Zada é o herói na casa dos vinte anos, que está prestes a se tornar o alcoólatra de meia-idade interpretado por Woody Harrelson. O diretor é Francis Lawrence, que fez todos os outros filmes de Jogos Vorazes, assim como a adaptação de Stephen King do ano passado, A Longa Caminhada – outro thriller distópico sobre jovens sendo mortos como entretenimento televisionado. (NB)

Jogos Vorazes: Nascer do Sol na Colheita será lançado em 20 de novembro

13. Nárnia: O Sobrinho do Mago

No início dos anos 2000, quando todos os estúdios queriam sua própria franquia de aventura fantasia infantil para competir com Harry Potter, houve três filmes adaptados dos romances Crônicas de Nárnia, de CS Lewis – e agora, após uma pausa de 16 anos, vem um quarto. Confusamente, na verdade é baseado no sexto dos romances de Nárnia de Lewis, que é o primeiro se você seguir a cronologia dos eventos da história. Em outras palavras, O Sobrinho do Mágico é um prelúdio ambientado 40 anos terrestres e 1.000 anos em Nárnia antes de O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa. Emma Mackey interpreta Jadis, a bruxa branca malvada, ao lado de Carey Mulligan e Daniel Craig, mas a pessoa mais empolgante envolvida é a roteirista e diretora Greta Gerwig. Este é o primeiro filme que ela dirige desde que Barbie conquistou o mundo em 2023, então ela terá liberdade e orçamento para fazer o que quiser. De qualquer forma, como Wicked nos ensinou, definitivamente existe um público para prelúdios com bruxas fictícias famosas. (NB)

Nárnia: O Sobrinho do Mago será lançado em 26 de novembro

14. Dia da Divulgação

Universal Studios (Credit: Universal Studios)

Com ET, Steven Spielberg criou um dos alienígenas espaciais mais fofos que já visitaram a Terra. Mas não temos certeza de que tipo de criaturas estão vindo para nós em seu último filme. Josh O’Connor interpreta um homem que sabe algo sobre isso e está determinado a contar para o mundo inteiro de uma vez só. “As pessoas têm o direito de saber a verdade”, ele diz no misterioso trailer. “Pertence a sete bilhões de pessoas.” Às vezes ele fica em um círculo nas plantações, uma pista clássica de OVNI. Emily Blunt é uma meteorologista de televisão no Kansas que de repente congela e solta sons estranhos, os olhos de Colin Firth mudam de cor de repente, e Eve Hewson, Wyatt Russell e Colman Domingo também estão presentes lidando com a ameaça. O segredo em torno do filme inspirou teorias malucas sobre o que ele poderia ser, incluindo a ideia de que poderia ser uma sequência de Encontros Próximos do Terceiro Grau. O que sabemos com certeza é que ninguém trata alienígenas melhor do que Spielberg, seja ele tão benigno quanto ET ou tão ameaçador quanto os de Guerra dos Mundos. (CJ)

O Dia da Divulgação é divulgado em 12 de junho

Trailer: Dia da Divulgação

15. A Odisseia

É seguro assumir que o poema grego antigo de Homero não é a razão pela qual este filme é tão aguardado que os ingressos foram colocados à venda um ano antes. O atrativo aqui é Christopher Nolan, adaptando o clássico com sua imaginação épica e um elenco muito estelar, na sequência de seu vencedor do Oscar Oppenheimer. Matt Damon interpreta o rei guerreiro Odisseu, em sua perigosa e surreal jornada de volta da Guerra de Troia. Anne Hathaway interpreta sua esposa pacientemente aguardada, Penelope, com Tom Holland como seu filho, Telémaco. Robert Pattinson é Antínoio, pretendente de Penélope, e Zendaya interpreta a deusa Atena. Lupita Nyong’o, Charlize Theron, Jon Bernthal e vários outros também fazem parte do elenco. Um dos dons de Nolan é fundir ação em grande escala com personagens distintos e vívidos, e este filme promete oferecer tanto cenas de batalha cinéticas quanto drama pessoal. Nolan contou à revista Empire sobre Odisseu: “O gênio do personagem, a inteligência, a inventividade dele, foram uma grande parte do que me interessou.” E uma prévia de algumas cenas revelou que definitivamente há um cavalo de Troia. (CJ)

A Odisseia será lançada em 17 de julho

16. Vingadores: Apocalipse

Universal Studios (Credit: Universal Studios)

Vingadores: Ultimato é um dos filmes de maior bilheteria já feitos, mas desde que foi lançado em 2019, nenhum dos filmes de super-heróis da Marvel teve tanto impacto. A solução do estúdio? Voltar no tempo e fazer tudo o que Vingadores: Ultimato fez – só que ainda mais. Primeiramente, os produtores encaixaram todos os super-heróis possíveis da Marvel, incluindo o Quarteto Fantástico e os X-Men, que antes estavam em universos cinematográficos separados. Em segundo lugar, eles trouxeram de volta muitos de seus personagens mais populares, incluindo o Capitão América de Chris Evans, o Thor de Chris Hemsworth, o Homem-Formiga de Paul Rudd e o Homem-Aranha de Tom Holland. Eles também trouxeram de volta o ator mais reverenciado do MCU, Robert Downey Jr., só que agora ele está interpretando o vilão Doutor Destino em vez do Homem de Ferro. E eles até trouxeram de volta os diretores de Vingadores: Ultimato, Joe e Anthony Russo, cujos filmes pós-Ultimato – Extração, Cereja, O Homem Cinzento, O Estado Elétrico – também não incendiaram o mundo. Será que esse novo Endgame será um novo começo? (NB)

Vingadores: Apocalipse será lançado em 18 de dezembro

Fonte: BBC