Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 14 de setembro de 2025 as 02:06

Jovens parlamentares de Roraima ensaiam para posse

Compartilhe:

Estudantes que vão conduzir a cerimônia de posse do Parlamento Jovem Roraimense 2025 participaram, nesta segunda-feira (25), de ensaio geral no plenário Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). A atividade faz parte da preparação para o evento oficial, que ocorrerá dia 2 de setembro.

Ensaio geral como os jovens eleitos

Neste ano, a programação traz uma novidade: as cerimônias de diplomação e posse acontecerão no mesmo dia. Pela manhã, os jovens parlamentares jovens serão diplomados e, à tarde, assumirão simbolicamente os cargos de deputados mirins.

Durante o ensaio, os estudantes receberam orientações sobre o cerimonial e os ritos legislativos que devem ser seguidos no dia da posse. A proposta é garantir que todos estejam familiarizados com a solenidade e confortáveis para o momento.

 

 

 

Silvia Macedo, diretora do cerimonial

A diretora do cerimonial da ALERR, Silvia Macedo, explicou que os jovens recebem o mesmo tipo de orientação oferecida aos deputados estaduais. “Nós acolhemos esses meninos com o mesmo cuidado. Fazemos o treinamento para que eles entendam exatamente como tudo funciona”, frisou.

 

 

 

 

Claudimar Costa, coordenadora do programa

A coordenadora do programa, Claudimar Costa, explicou que a mudança no formato da cerimônia visa otimizar o tempo e tornar a experiência menos tensa para os jovens. “O ensaio ajuda a tranquilizar, mostrar o passo a passo e tornar tudo mais organizado no dia da posse”, destacou.

 

 

 

 

A deputada Catarina Guerra (União) deu as boas-vindas aos jovens parlamentares e destacou a importância do programa para a formação política da nova geração. “O Parlamento Jovem é uma oportunidade para que nossos adolescentes assumam responsabilidades e compreendam que o futuro do nosso estado também está em suas mãos. Por meio dos projetos de lei que eles apresentam, temas relevantes ganham espaço e promovem o debate sobre direitos, deveres e garantias. Essa troca de experiências é valiosa e faz toda a diferença dentro do parlamento”, reconheceu.

 

Parlamento Jovem Roraimense

O Parlamento Jovem é promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Superintendência de Programas Especiais (SPE), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

A iniciativa permite que alunos do ensino médio vivenciem, na prática, todas as etapas do processo democrático. Os estudantes participam de campanhas, eleições com urnas eletrônicas e, após serem eleitos, assumem o papel de deputados jovens.

Nesta edição, dez escolas estaduais estão envolvidas, sendo seis da capital e quatro do interior do estado. Entre elas, duas escolas indígenas participam pela primeira vez: uma na comunidade Serra da Moça e outra na comunidade Sucuba.

Os 24 jovens eleitos vão participar de sessões plenárias, reuniões de comissões e debates temáticos. Também poderão apresentar projetos de lei, que poderão ser aprimorados e, futuramente, adotados por deputados estaduais.

Lhyasminie Aleixo, da Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi

A estudante Lhyasminie Aleixo, da Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, localizada na comunidade Serra da Moça, falou sobre a importância do programa para sua comunidade. “Esse projeto tem que ser abraçado. Nós também temos direitos, e a educação é o meu partido. Quero propor melhorias de infraestrutura para minha escola, como laboratório de informática, quadra poliesportiva e aulas de robótica. É a primeira vez que participamos, e acredito que podemos ocupar esses espaços no futuro”, ressaltou.

 

 

 

Ygor Leonardo, aluno da Escola Estadual Monteiro Lobato

Já Ygor Leonardo, aluno da Escola Estadual Monteiro Lobato, contou que vê no Parlamento Jovem uma chance de realizar o sonho de atuar na política. “É uma oportunidade de aprender como tudo funciona. Meu projeto será levar o ensino de empreendedorismo para as escolas, para preparar os jovens para o mercado de trabalho”, destacou.

No total, 44 estudantes concorreram às 24 vagas da edição 2025. A Escola Estadual Monteiro Lobato foi a que mais elegeu representantes. Cada estudante está vinculado a um partido temático, como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Juventude e Empreendedorismo.

 

Deputada jovem apresentou proposta do Festival do Beijú

O Projeto de Lei (PL) nº 18/2025, que reconhece oficialmente o Festival do Beijú como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Roraima, foi aprovado em sessão ordinária na última quinta-feira (21). A proposta foi apresentada pela deputada do Parlamento Jovem Roraimense 2024, Janete Pereira Adão, moradora da comunidade Tabalascada, e serviu de inspiração para o PL posteriormente aprovado pelos parlamentares.

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos:  Marley Lima

SupCom ALE-RR

 

Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO