Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 25 de junho de 2026 as 00:54

Caer reforça sistema de esgoto com bombas de alta potência

Compartilhe:

Novos equipamentos de 350 CV vão ampliar a eficiência da lagoa de estabilização e fortalecer o esgoto sanitário de Boa Vista.

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) deu mais um passo importante para o fortalecimento do esgoto sanitário em Boa Vista com a aquisição de duas bombas submersíveis de alta potência, cada uma com 350 CV (cavalos-vapor). Os equipamentos chegaram nesta sexta-feira (12) e serão instalados na lagoa de estabilização da capital, estrutura fundamental para o tratamento adequado dos resíduos coletados na cidade.

O investimento de aproximadamente R$ 2 milhões integra um conjunto de ações do Governo de Roraima voltadas à ampliação e modernização do sistema de coleta e tratamento de esgoto, buscando mais eficiência operacional, segurança ambiental e qualidade de vida para a população.

De acordo com a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Elizangela Rodrigues, as novas bombas terão papel estratégico no funcionamento do sistema. “Esses equipamentos serão responsáveis por receber e conduzir os resíduos provenientes de todo o sistema de coleta de esgoto da cidade, garantindo maior agilidade e segurança no processo”, explicou.

Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário de Boa Vista conta com 44 estações elevatórias, três lagoas de estabilização, cerca de 45 mil poços de visita e mais de 1 milhão de metros de rede coletora, atendendo 76.857 residências. A modernização com bombas da marca KSB reforça a capacidade do sistema, reduz riscos de sobrecarga e evita transtornos como extravasamentos e falhas operacionais.

Elizangela destacou que o investimento é essencial para acompanhar o crescimento urbano da capital. “Essas bombas permitem que o esgoto chegue à lagoa de estabilização com mais rapidez, garantindo eficiência no tratamento e proteção ao meio ambiente”, ressaltou.

O avanço do esgoto sanitário em Boa Vista é resultado de um processo contínuo. Em 2008, a cidade possuía apenas 259 quilômetros de rede de esgoto e pouco mais de 6 mil ligações domiciliares. Já em setembro de 2020, foi concluída a quarta etapa da rede de esgotamento sanitário, obra orçada em R$ 135 milhões, realizada por meio de convênio com o Ministério das Cidades.

Atualmente, o Governo de Roraima estuda a apresentação do projeto da sexta etapa, que tem como objetivo alcançar 100% de cobertura da rede de esgoto na capital, consolidando o saneamento como um dos pilares do desenvolvimento urbano e da saúde pública.

Fonte: SECOM/RR