Foto: Marc Graupera – FC Barcelona
Saindo vitorioso após estar perdendo por 4 a 2 aos 77 minutos, Lewandowski (2), Raphinha (2) e Eric Garcia marcaram os gols.
Que noite em Lisboa! Alguns jogos são difíceis de colocar em palavras, e o jogo desta noite em um chuvoso Estádio da Luz foi exatamente um desses jogos. O FC Barcelona conquistou três pontos de forma espetacular após vencer o Benfica por 4 a 5 com uma recuperação que parecia impossível com o time perdendo por 4 a 2 após 77 minutos. O time do Barça de Flick mostrou caráter, luta e resiliência após ficar para trás após 2 minutos e nunca se esquivou da tarefa em mãos em um jogo que estava perdendo por 3 a 1 no intervalo.
Dois pênaltis de Lewandowski, um cabeceio de Eric Garcia e dois gols de Raphinha – incluindo o da vitória já nos acréscimos – completaram uma virada que vê o FC Barcelona matematicamente classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões. Simplesmente incrível.
Um gol cada
Um início de jogo muito animado em Lisboa. O Benfica saiu rápido e assumiu a liderança na primeira incursão na área blaugrane. O lateral esquerdo Álvaro Carreras cruzou para Vangelos Pavlidis finalizar, e este último se tornaria o herói do time da casa no primeiro tempo.
Eles quase fizeram outro alguns minutos depois, mas foi o Barça quem marcou em seguida para empatar a partida. Tomas Araujo cometeu falta em Balde na área, e Lewandowski avançou para despachar o pênalti e fazer 1 a 1.
Hat-trick de Pavlidis
Gavi então teve a chance de colocar os blaugranes na liderança, mas não conseguiu vencer o goleiro da casa Trubin. Por outro lado, o Benfica aproveitou ao máximo seus ataques ao gol do FC Barcelona. Eles tiveram um pouco de sorte ao longo do caminho, no entanto, quando Szczesny e Balde colidiram fora da área após uma bola no espaço aos 22 minutos, e Pavlidis correu para marcar em um gol aberto.
A má sorte do Barça continuou, com o árbitro apitando pênalti para Aktürkoglu quando Szczesny saiu para interceptar. Pavlidis estava novamente no alvo para completar seu hat-trick com meia hora jogada.
Nem Flick nem os jogadores conseguiam acreditar, mas arregaçaram as mangas quando o primeiro tempo chegou ao fim. Após recuperar a posse de bola no alto do campo, Raphinha teve a chance de diminuir a vantagem, mas seu chute saiu para fora. Placar do intervalo 3-1.
De 3-1 a 4-2
O Barça voltou a disparar após o intervalo, mas o Benfica estava firme na defesa e defendendo bem. Foi então que o time da casa caiu em sua própria falta de sorte, quando o goleiro Anatoliy Trubin tentou passar longo e Raphinha conseguiu desviar a bola direto para trás, passando por ele, de cabeça, para fazer 3-2.
Parecia o ponto de virada que o Barça precisava, mas o Benfica marcou novamente apenas três minutos depois para aumentar a liderança para 4-2. Foi novamente uma questão de sorte até certo ponto, já que Ronald Araujo desviou um cruzamento da esquerda para seu próprio gol ao tentar afastar o perigo.
Empurre até o fim
Não parecia bom naquele momento, mas o Barça mostrou sua fortaleza mental, porque apesar de estar com dois gols de vantagem, o Benfica continuou a fechar fileiras na defesa, e com a chuva caindo, o jogo estava pronto para um final épico em Lisboa. E assim aconteceu. Lewandowski marcou outro pênalti para fazer 4-3, depois que Alvaro Carreras acertou Lamine Yamal. Era apenas o minuto 77 e a virada estava se concretizando.
Clímax louco
Os blaugranes sentiram que o empate estava próximo e ele veio aos 86 minutos. Um escanteio curto viu Pedri fazer um cruzamento maravilhoso, que foi recebido de cabeça pelo substituto Eric Garcia . O Barça vinha jogando uma espécie de sistema 3-3-4 desde que o jogo estava em 4-2, com Fermín e Lamine Yamal fornecendo a largura, e isso havia rendido dividendos.
O trabalho duro foi feito, o Barça poderia ir para casa com um ponto valioso, mas esse jogo louco em Portugal ainda tinha outro capítulo a ser escrito. Primeiro Ángel Di María passou no gol e Szczesny defendeu com os pés. O Benfica então teve algumas chances de marcar, além de um grito de pênalti, mas o MVP Raphinha finalizou um rápido contra-ataque para fazer o placar final de 4 a 5 e completar uma incrível virada em Lisboa.
Fonte: fcbarcelona.com