O palco do Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR) foi tomado, neste sábado (13), pela sensibilidade e beleza do espetáculo “O Voo da Bailarina”, promovido pelo Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (CCJuv/ALERR). A apresentação levou pais, mães e familiares às lágrimas ao verem as pequenas bailarinas interpretando uma história marcada pela leveza, dedicação e encantamento.
Das primeiras notas da música até o fim do espetáculo, cada passo e gesto transmitiram a emoção de meses de ensaios e disciplina. A plateia acompanhou com palmas e olhares atentos aos diferentes ritmos que iam do balé russo, passando pelo frevo, samba e carimbó, até chegar nas tradicionais quadrilhas juninas.

Emoção que foi conduzida pela bailarina Kayra Moares, a protagonista no espetáculo. Ela possui apenas 15 anos de idade e conduziu as demais bailarinas pelos diversos ritmos e continentes apresentados no espetáculo.
“A emoção foi enorme. Temos bailarinas que nunca subiram ao palco e outras que já se apresentaram, e mesmo assim todas estavam animadas, nervosas e muito felizes.
Foram semanas de ensaios intensos, dedicação total. Hoje nos arrumamos, nos maquiamos, e a animação ficou ainda maior”, informou Kayra.
A felicidade estava também nas dezenas de familiares na plateia, que viam com orgulho e emoção as pequenas artistas no palco. Uma delas foi a professora Joseany Pereira, que tem duas filhas inscritas nas aulas de balé no polo Pedra Pintada do CCJuv.

“Os pais se dedicaram muito levando as crianças aos ensaios, e somos gratos pelo apoio da Assembleia Legislativa, que tem sido o grande incentivador deste evento junto com os polos Pedra Pintada, Buritis e Hélio Campos, além dos professores e coordenadores. Estamos muito felizes em ver esse espetáculo, pois nos emocionamos muito”, relatou a mãe.

Orgulho também para a dona Antônia da Silva, que veio para prestigiar as netas. “Estou muito feliz e orgulhosa de vê-las participando. É emocionante ter minhas netas envolvidas com a arte, algo que sempre admiramos e que faz parte da vida. Ver esse sonho delas acontecendo diante dos nossos olhos é uma alegria imensa”, descreveu.

Além delas, o pai das meninas, o professor Donizete Silva também destacou como esse momento foi valioso devido à conexão familiar. “Hoje em dia é raro vermos momentos que envolvam tantos pais e filhos juntos, e isso torna tudo ainda mais especial. Agradeço à Assembleia Legislativa por proporcionar essa experiência. É um momento único de união familiar, de alegria, e só tenho a agradecer por fazer parte disso”, contou.
Emoção no ensinar
Ao todo, 274 bailarinas foram envolvidas no projeto de três polos no CCJuv de Boa Vista: Buritis, Pedra Pintada e Senador Hélio Campos. Até chegar na apresentação do espetáculo, foram cerca de três meses de ensaio.
Assim como os pais, os professores também viveram intensamente cada etapa até o grande dia. O coreógrafo e professor de balé Célio Magalhães acompanhou de perto o desenvolvimento das bailarinas e compartilhou a emoção de vê-las brilhando no palco.

“Sempre me dizem: ‘Ah, mas você já está acostumado’. E eu sempre respondo que não. Cada história, cada espetáculo traz um sentimento novo, uma emoção diferente. A gente sente o frio na barriga do mesmo jeito. Trabalhamos meses com essas bailarinas e a expectativa estava grande. Só conseguimos respirar aliviados quando as vemos no palco executando tudo o que foi construído com tanto esforço durante três meses”, contou.
Política que transforma
O espetáculo ‘O Voo da Bailarina’ se tornou a comprovação da transformação de boas políticas na vida da sociedade. Para o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que é o idealizador do Centro de Convivência da Juventude, pontuou que o evento é o reconhecimento do trabalho social do Poder Legislativo.

“Nem todas as famílias têm condições financeiras de custear aulas de balé para seus filhos, então a Assembleia entra com esse papel tanto na capital quanto no interior. Nós percebemos o quanto o CCJuv transforma famílias ao ver a quantidade de pessoas que prestigiaram o espetáculo”, pontuou.
Sampaio frisou que, além de ofertar qualidade de vida e bem-estar emocional por meio das atividades esportivas, culturais e de lazer, o Centro de Convivência da Juventude realiza sonhos que antes eram considerados impossíveis.
“Nós vemos no semblante dessas meninas uma imensa alegria e felicidade. Elas demonstram que estão, de fato, se realizando em plenitude. A dança motiva, traz autoestima e gera disciplina, o que pode fazer a diferença no futuro de cada uma delas. É uma forma de descobrir talentos e, futuramente, muitas delas podem ganhar o mundo como profissionais e lembrar que tudo começou no CCJuv”, destacou.
A deputada Catarina Guerra (União) também compareceu ao evento e disse ter ficado encantada com toda a estrutura do espetáculo, considerado o maior já realizado pelo Centro. Ela reforçou que a Assembleia Legislativa assumiu o papel de cuidar das famílias roraimenses.
“A Casa do Povo assume a responsabilidade de dar cuidado, carinho, atenção e amor para todas as nossas famílias, porque quando você cuida de um filho, você está cuidando da família dele também. Ao estruturar e dar apoio às crianças, a ajudamos a se desenvolverem emocionalmente e se tornarem adultos com sucesso”, analisou.
Onde assistir?
Onde assistir
Quem não pôde acompanhar ao vivo pode rever as duas apresentações no canal do YouTube (@assembleiarr) e na plataforma TV ALERR Play. Mais registros fotográficos do espetáculo “O Voo da Bailarina” podem ser vistos no Flickr do Poder Legislativo.
Texto: Anderson Caldas e Bruna Kássia
Fotos: Eduardo Andrade, Marley Lima, Jader Souza e Nonato Souza
SupCom ALE-RR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui