Prefeitura de Boa Vista revitaliza ciclovias e amplia segurança para ciclistas no Mecejana
A Prefeitura de Boa Vista segue investindo na melhoria da mobilidade urbana e na segurança viária com a revitalização das ciclovias da capital. Nesta segunda-feira (22), equipes realizaram serviços de pintura da sinalização horizontal na ciclovia localizada entre as ruas Araribóia e Romeu Caldas, passando pela avenida Estácio Pereira de Melo, no bairro Mecejana.
A ação tem como objetivo garantir melhores condições de circulação para ciclistas, pedestres e motoristas, tornando as vias mais seguras e organizadas.
Os serviços fazem parte de um cronograma de revitalização que já contemplou outros importantes trechos da cidade, incluindo as ciclovias localizadas entre as avenidas Capitão Ene Garcez e Brigadeiro Eduardo Gomes, além de áreas próximas ao bairro Mecejana.
Também receberam melhorias as ruas Paulo VI e Romeu Magalhães, no bairro Pricumã, e a rua Dalício Andrade de Farias, no Tancredo Neves.
Segurança e mobilidade
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Felipo Medeiros, a revitalização das ciclovias é uma medida fundamental para fortalecer a segurança viária e incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis.
“Com a recuperação do pavimento e a revitalização da sinalização, oferecemos melhores condições de circulação no trânsito. Essa ação representa o compromisso da gestão com a mobilidade urbana, a segurança viária e o desenvolvimento de uma cidade mais moderna, humana e sustentável para todos”, destacou.
A nova sinalização torna os espaços destinados aos ciclistas mais visíveis, especialmente durante a noite, contribuindo para reduzir riscos de acidentes e aumentar a convivência segura entre diferentes usuários das vias públicas.
Ciclistas aprovam melhorias
Usuário frequente das ciclovias da capital, Armyson Lima, de 25 anos, afirma que a bicicleta faz parte de sua rotina tanto como meio de transporte quanto para a prática de atividades físicas.
Segundo ele, Boa Vista se destaca positivamente quando comparada a outras capitais brasileiras no que diz respeito à infraestrutura voltada aos ciclistas.
“Já estive em outras cidades e, em Boa Vista, vejo que o trânsito para o ciclista é muito mais seguro. As pinturas e as sinalizações contribuem ainda mais para a proteção no trânsito. Assim, a ciclovia fica mais visível, principalmente à noite, e os motoristas conseguem identificar melhor onde os ciclistas estão. Eu me sinto mais seguro nas ciclovias da capital”, relatou.
Cidade mais sustentável
Além de melhorar a segurança, a revitalização das ciclovias integra as políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável, incentivando o uso da bicicleta como alternativa de deslocamento urbano.
A iniciativa também contribui para a qualidade de vida da população, reduzindo impactos ambientais e promovendo hábitos mais saudáveis.
A Prefeitura informou que os trabalhos de revitalização continuarão nos próximos dias em outros pontos da cidade, ampliando a rede de ciclovias e fortalecendo a infraestrutura voltada à mobilidade ativa em Boa Vista.
Fonte: SEMUC