O Brasil escreveu um capítulo inédito no esporte neste sábado (14). O esquiador Lucas Pinheiro Braathen, de 25 anos, conquistou a primeira medalha de ouro da história do país nos Jogos Olímpicos de Inverno e também a primeira medalha de toda a América do Sul na competição.

O feito aconteceu em Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, realizados em Milão-Cortina. Na prova de slalom gigante, tradicional modalidade do esqui alpino, Lucas somou 2m25s nas duas descidas, garantindo o lugar mais alto do pódio.
Na segunda descida, o brasileiro marcou 1m11s08. Já na primeira, foi o único atleta a ficar abaixo de 1m14s, registrando 1m13s92 0s95 à frente do então líder.
Pódio teve domínio europeu
A medalha de prata ficou com o suíço Marco Odermatt, que terminou a prova em 2m25s58. O bronze foi para outro atleta da Suíça, Loïc Meillard, com o tempo de 2m26s17.
Marca inédita para o Brasil
Até então, o melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross em Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.
Com a vitória de Lucas, o Brasil não apenas conquista sua primeira medalha olímpica de inverno, como também coloca a América do Sul no quadro histórico da competição.
Próximo desafio
Lucas Pinheiro Braathen volta à pista na próxima segunda-feira (16), quando disputa a prova de slalom a partir das 6h (horário de Brasília), com a chance de ampliar ainda mais esse feito histórico.
O ouro é brasileiro e inédito.
Referência: CNN