Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 14 de setembro de 2025 as 16:38

Cerimônia abre Amazontech 2025 com destaque à bioeconomia

Compartilhe:

Em uma noite de grande expectativa, o Amazontech 2025 iniciou oficialmente sua programação nesta quinta-feira (4) no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima. A cerimônia de abertura, que reuniu autoridades, realizadores, parceiros e o público, foi marcada por discursos emocionados e uma palestra magna que colocou a bioeconomia no centro da agenda de desenvolvimento da Amazônia.

O evento, que retorna a Roraima após 24 anos, celebrou a união de esforços entre instituições públicas e privadas para impulsionar a inovação. A noite de lançamento confirmou o compromisso de construir uma nova matriz econômica na região, baseada no conhecimento científico, no potencial da floresta e na força do empreendedorismo local.

A celebração do retorno e da parceria

O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, expressou a emoção de ver o evento se concretizar. Ele destacou o trabalho incansável da equipe do Sebrae e da Embrapa, além da coragem da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em sediar o evento em sua “casa do saber”.

“São momentos como esse da abertura que valem a pena. Hoje, Roraima vive uma nova realidade da nossa matriz econômica, onde o empreendedor passa a ser o principal protagonista desse processo. O Amazontech vem simbolizar isso. Precisamos nos fortalecer com força na base do empreendedorismo, na base da ciência e da inovação. Com isso, teremos uma região que concilia produção e sustentabilidade.”

Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae Roraima, ressaltou o caráter histórico do evento, que ele descreveu como um “grande gigante que estava adormecido”.

“Hoje ele chega mais robusto, ele chega com uma envergadura, porque neste momento nós temos aqui presentes os nove estados do bioma amazônico, e também foram convidados os nove países que também contemplam este mundo encantado que é o nosso bioma.”

A importância da pesquisa foi enfatizada por Almir Sá, diretor administrativo e de finanças do Sebrae Roraima, que reforçou o papel da ciência como motor de transformação. “Só tem uma forma de transformar a nossa gente e transformar a nossa economia: é a pesquisa”, discursou, reforçando que o evento é a celebração de um esforço coletivo feito por aqueles que vivem e pesquisam na Amazônia.

Diretoria executiva do Sebrae Roraima

A bioeconomia como força transformadora

O ponto alto da noite foi a palestra magna de Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, que apresentou a bioeconomia como o setor mais potente da economia verde. Ele ressaltou que o Brasil já é um líder mundial na produção de alimentos e energia, e agora se prepara para uma nova revolução a partir dos bioativos da floresta.

“A Amazônia vem com todo esse potencial dos bioativos da floresta para revolucionar o mercado dos superalimentos, dos cosméticos, dos fármacos e, muito importante, promover a cura através do bem-estar e do turismo na região. Isso aqui é uma riqueza enorme. Na verdade, o modelo econômico vigente é que não está adaptado para isso. Nós, do Sebrae, vamos mostrar um piloto nosso aqui, um modelo novo, fundado, baseado e dinamizado pela natureza.”

Quick destacou a viabilidade econômica da floresta em pé, apresentando uma visão de desenvolvimento que concilia prosperidade e conservação.

Aquela história de ganhar dinheiro com a árvore de pé, nós vamos mostrar o caminho para que os milhões de amazônicos tenham acesso à renda e elevados padrões de vida, cuidando exatamente desse bem, esse ativo maravilhoso do mundo, que é a nossa floresta, nossos rios. Um orgulho do país e uma esperança enorme para o povo da Amazônia e para todos os cidadãos brasileiros.

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional

O papel da academia e da pesquisa

A parceria de quatro mãos entre o Sebrae, UFRR, Embrapa e Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr)  foi um dos pilares da cerimônia, com os representantes das instituições reforçando a importância da integração para o sucesso do evento e para o futuro da região.

Para José Geraldo Ticianelli, reitor da UFRR, o Amazontech é uma extensão do ambiente acadêmico. “Ele vem agregar muito aos nossos estudantes e docentes porque complementa o aprendizado fora de sala de aula. Aqui eles estão vendo, na prática, o que é empreendedorismo, bioeconomia e sustentabilidade, fortalecendo a formação profissional”, afirmou. O vice-reitor Silvestre Nóbrega complementou, dizendo que o evento facilita a união entre academia, setor produtivo, setor de serviços e a sociedade.

Pedro Cerino, presidente da Faperr, destacou o orgulho da fundação em participar do evento e em mostrar ao Brasil e ao mundo os avanços na ciência e tecnologia de Roraima. “A Faperr faz parte disso. Estamos fazendo amostras de projetos que já estão acontecendo e lançamento de novos projetos”, disse.

A chefe-geral da Embrapa Roraima, Hyana Primo, trouxe exemplos concretos do trabalho da pesquisa, como a rede produzida com algodão colorido. Ela reforçou que a união de forças entre as instituições é o que faz a diferença.

“A gente consegue com isso unir forças e mostrar para a sociedade o que é a união: a parceria da universidade e da Embrapa, que desenvolvem pesquisa, junto com o Sebrae, que promove o empreendedorismo e o acesso ao mercado, e da Faperr, que investe recursos para o desenvolvimento de pesquisa.”

A cerimônia de abertura do Amazontech 2025 foi uma demonstração de que a Amazônia e suas instituições estão unidas em um propósito comum: o de transformar a riqueza natural em um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo e inovador. O evento segue com uma vasta programação, consolidando-se como um marco.

A programação do Amazontech segue nesta sexta-feira e sábado (6). Para mais informações, acesse https://amazontech.rr.sebrae.com.br/ e acompanhe o @sebrae.roraima no Instagram.

Sobre o Amazontech

O Amazontech 2025 é uma realização do Sebrae Nacional, Sebraes da Amazônia Legal, Sebrae Roraima, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), Embrapa e Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento conta com o patrocínio do Governo de Roraima, Eneva, Caixa Econômica, Finep – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ZEG, Neria, Sistema CNA/Faerr/Senar, Prefeitura de Boa Vista, além do apoio da GAO Tech, Trashin, Treeback, Embrapii, Caer e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA