Alunos do terceiro ano da Escola Estadual Lobo D’Almada receberam, nesta segunda-feira (25), o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), para o acompanhamento da última semana de orientações da 2ª edição do projeto “Conexão Financeira”, iniciativa que incentiva o empreendedorismo juvenil.

Equipe do Inovem acompanha última semana de orientações nas escolas. – Eduardo Andrade/SupCom ALERR
A etapa final reúne atividades práticas que somarão pontos decisivos para definir a turma campeã, cuja premiação será revertida para a festa de formatura. A cerimônia de entrega está prevista para o próximo mês.
A presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra (União), destacou que os impactos do projeto vão além da sala de aula.

Presidente do Inovem, deputada Catarina Guerra. – Eduardo Andrade/SupCom ALERR
“Além da premiação, tenho certeza de que os ensinamentos deixados na sala de aula vão impactar na vida deles e no ambiente familiar, pois esse é o nosso maior objetivo. O ‘Conexão Financeira’ veio para dar suporte aos alunos que estão concluindo o ensino médio e precisam encontrar alternativas para garantir a festa de formatura”, afirmou.
O professor de Matemática Wellington Silva ressaltou que o projeto mudou a forma como os alunos enxergam a disciplina.

O professor de Matemática Wellington Silva destacou que, antes da implementação do projeto, boa parte dos alunos não davam a devida importância à disciplina – Eduardo Andrade/SupCom ALERR
“Antes, muitos não viam a importância da matemática. Agora, conseguem perceber, na prática, de que forma podem aplicá-la, principalmente na área financeira, analisando e executando os projetos que eles mesmos estão desenvolvendo”, explicou.
Ideias em prática
A aluna Geovana Cerqueira, 17 anos, contou que o grupo dela apostou na venda de açaí, com direito a patrocínio para reduzir despesas.

A comercialização do açaí foi o produto idealizado pelo grupo da aluna Geovana Cerqueira. – Eduardo Andrade/SupCom ALERR
“Conseguimos vender 37 copos, de 180 a 500 ml. Parte do lucro foi reinvestido em novos produtos, garantindo a rotatividade do dinheiro. Tudo é feito coletivamente, desde a produção até o fechamento das contas”, destacou.
Já o grupo de Maristela Menezes, também de 17 anos, optou pela venda de cachorro-quente e dindim. Segundo ela, o dia mais lucrativo foi sábado (23), durante evento aberto à comunidade.

Para a aluna Maristela Menezes, também de 17 anos, o projeto foi enriquecedor para todos. – Eduardo Andrade/SupCom ALERR
“Antes, não tínhamos noção de como organizar custos e investimentos. O projeto nos ajudou a entender melhor tudo isso. Com a venda, tivemos bastante lucro no ‘Dia do Ginásio’, quando a escola estava aberta ao público”, relatou.
Expansão do projeto
Nesta segunda edição, cinco escolas participaram do projeto, que busca estimular o uso consciente e inteligente dos recursos financeiros no cotidiano, em atividades escolares e até na organização da formatura.
A novidade foi a atuação direta dos instrutores do Inovem nas escolas, em parceria com professores e gestores. Houve também ampliação no número de alunos atendidos em relação à edição anterior, com a inclusão de uma nova instituição.
A deputada Catarina Guerra adiantou que a terceira e última edição de 2025 começará em outubro.
“Estamos aguardando a seleção das próximas escolas pela Seed para dar início à nova fase. Acreditamos que, no começo de outubro, concretizaremos mais uma etapa, encerrando o ano com chave de ouro”, concluiu.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Jader Souza
SupCom ALERR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO