Saber identificar a característica pessoal de cada aluno e criar estratégias para ajudá-los em momentos de crise foram as premissas de uma capacitação do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), voltada a educadores do Sesc Roraima, na manhã deste sábado (16) no Teatro Jaber Xaud, em Boa Vista.
O tema “Manejo de Crises no Contexto Educacional com Alunos da Educação Especial” foi apresentado pela psicopedagoga Tatiane Sousa e pela psicóloga Kerolay Queiroz, servidoras do Teamarr.
Conforme pontuou Tatiane, a iniciativa atende a uma demanda crescente por formações na área da educação inclusiva. Isso porque há uma sensibilização cada vez mais com os indivíduos atípicos.

“Ao longo do ano, recebemos muitos pedidos de capacitações e palestras. O objetivo é preparar os educadores para atender de forma correta e assertiva os alunos com autismo, garantindo que eles estejam de fato incluídos no processo de ensino-aprendizagem”, explicou.
Durante a capacitação, os participantes aprenderam técnicas para evitar situações de crise, além de estratégias para agir caso elas ocorram. Entre os métodos estão a previsibilidade de mudanças para crianças sensíveis e acolhimento especializado em casos de crises sensoriais.
“Nosso objetivo é que a criança não chegue a vivenciar uma crise, mas se acontecer, os profissionais aprendam a lidar. Queremos que professores e cuidadores saiam daqui preparados para ajudar o aluno dentro do contexto escolar, de forma segura e acolhedora”, completou Tatiane.
Para a analista da Educação Especial do Sesc, Daniele Freitas, a capacitação contribui diretamente para o trabalho desenvolvido pelos educadores da instituição.

“Convidamos a equipe do Teamarr porque temos alunos da escola que já fazem acompanhamento com eles. Trazer essa parceria é super válido, já que nossa equipe lida diariamente com alunos da educação especial. É sempre importante aprender algo novo sobre a temática e agregar conhecimento”, afirmou.
Um bem maior!
Entre os professores participantes estava Ana Paula Vinhal, docente de Ciências da Natureza há 15 anos da instituição. Ela ressaltou a importância de aplicar o conteúdo na prática em sala de aula.

Ana Paula Vinhal, professora de Ciências da Natureza no Sesc
“No dia a dia, trabalho com muitos alunos que apresentam crises. Essa formação me ajuda a tratar cada um com sua individualidade e a saber como agir para que eles consigam absorver melhor os conteúdos”, destacou.
A professora também reforçou a necessidade de criar políticas públicas voltadas ao tema, uma vez que beneficia a sociedade como um todo, como é o caso do Teamarr, que atende mais de 600 pessoas incluindo crianças, adolescentes e familiares.
“É essencial que as instituições e os poderes públicos tratem o autismo de forma mais efetiva, reconhecendo cada estudante como um indivíduo único. Assim, conseguimos que eles se sintam bem, aprendam de fato e estejam realmente incluídos”, finalizou.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALERR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO