Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 16 de agosto de 2025 as 09:50

Amazontech 2025 terá lançamento de repositório do Sebrae Roraima

Compartilhe:

Durantre o Amazontech 2025, o Sebrae Roraima, em parceria com o Sebrae Nacional irá lançar o ALI Academy, um repositório digital que reúne mais de 4 mil trabalhos técnicos e científicos, reforçando a atuação do Sebrae para além do fomento ao empreendedorismo, e consolidando seu papel como um agente de incentivo à pesquisa aplicada na região amazônica.

O lançamento do ALI Academy ocorrerá no dia 5 de setembro, dentro do Amazontech 2025, um evento que se propõe a ser uma vitrine de tecnologia e sustentabilidade, reunindo representantes da academia, do setor empresarial e do poder público na Universidade Federal de Roraima (UFRR). A iniciativa reflete o objetivo do Amazontech de promover a inovação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia, conectando a produção de conhecimento à prática empreendedora.

O Programa ALI: a origem do conhecimento na ponta

A plataforma ALI Academy é o resultado direto do trabalho do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), uma iniciativa do Sebrae que existe desde 2011. O programa visa aumentar a produtividade e a competitividade das micro e pequenas empresas por meio da inovação, oferecendo um acompanhamento personalizado e gratuito.

Nesse modelo, o Sebrae seleciona e capacita Agentes Locais de Inovação (ALIs), profissionais responsáveis por atuar diretamente com as empresas. O ALI visita a empresa, avalia sua situação, identifica desafios e oportunidades, e acompanha a implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços. Esse trabalho na “ponta”, com soluções sob medida, é o que gera os dados e os estudos que agora compõem o repositório. O programa ALI, ao focar na inovação e na personalização, promove a produtividade e a competitividade das empresas de forma totalmente subsidiada pelo Sebrae.

O ALI Academy

A ALI Academy é a concretização do acervo de conhecimento gerado por esses agentes. A plataforma reúne mais de 4 mil trabalhos, entre artigos e estudos de caso, elaborados por agentes de inovação de todo o Brasil ao longo da história do programa. Este volume de conteúdo técnico e científico, inteiramente voltado à inovação, posiciona a plataforma como uma referência nacional no tema.

De acordo com Paulo Tinoco, analista do Sebrae Roraima responsável pelo programa ALI no estado, a iniciativa demonstra uma evolução da instituição.

O Sistema Sebrae Nacional criou um repositório chamado ALI Academy para mostrar para a sociedade que, além das ações que o Sebrae faz em termos de fortalecimento e ajuda ao pequeno empresário, também podemos ser reconhecidos como uma instituição de fomento à pesquisa, através dos artigos desenvolvidos pelos agentes locais de inovação ao longo da história do programa.Explica.

Ele destaca, ainda, a importância estratégica do repositório para a comunidade acadêmica.

“Talvez seja um dos únicos repositórios onde pesquisadores do campo de Amazônia, bioeconomia, tecnologia, consigam encontrar materiais aqui da região. Normalmente, os pesquisadores têm muita dificuldade de encontrar conteúdos em relação às Amazônias dentro dessas temáticas. E, a partir do trabalho realizado pelos ex-agentes locais de inovação, que vão lá na ponta, vocês vão ter dados científicos através de pesquisadores que receberam bolsas do Sebrae para fazer isso”, reforça.

Lançamento e simpósio

O lançamento do ALI Academy no Amazontech conectará a plataforma digital à realidade da pesquisa na Amazônia. O lançamento da plataforma ocorrerá no dia 5 de setembro, e será acompanhado de um simpósio no dia 6 de setembro, das 14h às 16h, no Pronat da UFRR.
O simpósio contará com a apresentação de aproximadamente 20 trabalhos científicos, desenvolvidos por ex-agentes ALI de todos os estados da Amazônia Legal. Serão trabalhos dos anos de 2023 a 2025, com o foco em temáticas como sustentabilidade, inovação e desenvolvimento territorial. A iniciativa visa dar visibilidade e validar a qualidade da produção técnica realizada no âmbito do programa.

Para conferir essa validação e garantir o reconhecimento acadêmico dos trabalhos, eles serão publicados com o ISBN (International Standard Book Number). O ISBN funciona como um número único de identificação para publicações, como livros e artigos, sendo usado em mais de 200 países para facilitar a catalogação e comercialização de obras. Ele garante que cada publicação tenha um número exclusivo, evitando confusões e validando seu conteúdo no mercado editorial nacional e internacional.

“Os trabalhos que serão apresentados no simpósio terão o selo do ISBN e serão publicados em uma publicação digital oficial pela plataforma ALI Academy, dentro da Universidade Federal, ou seja, vão ser reconhecidos dentro de um conteúdo realmente científico. Em resumo, é trazer para a sociedade alguns dos trabalhos realizados dentro da Amazônia Legal e mostrar como o trabalho contribui com o campo de pesquisa, através de produtos realmente feitos de maneira acadêmica”, explica Paulo Tinoco.

Sebrae: do empreendedorismo à pesquisa aplicada

Ao centralizar e disponibilizar esse vasto conhecimento, o Sebrae Roraima, com o apoio do Sebrae Nacional, se posiciona como um elo estratégico entre a ponta do empreendedorismo e o mundo da pesquisa acadêmica. A plataforma ALI Academy é uma ferramenta para fomentar a inovação, estimular novos estudos e, por consequência, acelerar o desenvolvimento sustentável da região.

Este movimento representa uma evolução natural da missão do Sebrae, que, ao documentar e validar cientificamente as inovações implementadas em pequenas empresas, cria um ciclo virtuoso. O trabalho prático informa a pesquisa, que por sua vez gera novas soluções para o mercado. O lançamento do ALI Academy no Amazontech é uma demonstração de que o Sebrae entende que o desenvolvimento da Amazônia depende não apenas do apoio aos negócios, mas também da construção de uma base sólida de conhecimento para um futuro mais próspero e inovador.

Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA