Instituições fortalecem intercâmbio de negócios em evento multinacional em Roraima
Empresários da Venezuela, República Cooperativista da Guiana e República Dominicana visitaram opções de negócios na Fazenda Vista Montanha
A Fazenda Vista Montanha, situada no município de Bonfim, cerca de 120 quilômetros de Boa Vista, foi palco de encontro de empresários da Venezuela, República Cooperativista da Guiana e da República Dominicana na tarde desta segunda-feira (14).
A visita técnica integra a programação da edição do Exporta Mais Brasil, programa da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos, em parceria com o Sebrae Roraima, com vistas a rodadas de negócios voltadas a comércio transfronteiriço. Ao todo, o programa compreende os mercados de casa e construção e alimentos e bebidas.
A Exporta Mais Brasil seguirá com a programação ao longo da semana, até o dia 17 de julho, com rodada de negócios entre empresas do Brasil e compradores internacionais, o que inclui ainda empresários de Trinidad e Tobago.
Todo trajeto foi acompanhado por técnicos do Sebrae Roraima e especialistas da ApexBrasil. A analista e coordenadora Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Carol Schueng, destacou o fortalecimento do comércio exterior em eventos integrativos. “A gente sabe que é um mercado que tem crescido muito e temos um parceiro de peso, a ApexBrasil, para nos ajudar neste processo”, frisou.
Com potencial atrativo, a Fazenda Vista Montanha, do Grupo Avercap, foi escolhido conforme o potencial de exportação.
Capacidade produtiva, ele já exporta, um parceiro que está de portas abertas pra gente e a gente procura quem já temos uma relação ou quem trabalha com exportação para que eles possam, nesse momento de trazer os compradores, a gente possa mostrar que o Estado tem capacidade produtiva para atendê-los nessas comprascomplementou Carol.
A produção de grãos e seus derivados, além do gado para cortes especiais, faz da Fazenda Vista Montanha um atrativo para comerciantes do Brasil e de Países da América do Sul e Caribe. Stephan Sindler destacou o interesse de visitas como esta na expansão de negócios internacionais.
Esse movimento trará benefício para nós, produtores rurais, em Roraima e essa é a ideia, fomentar e mostrar que estamos produzindo e abrindo as portas para trazer essas pessoas para fazerem investimentos no Estado de Roraimadisse.
Outro ponto levantado por Sindler parte para o reconhecimento e esforço feito pelos produtores para entregar o melhor ao comércio. “Mostramos aqui a produção a base dos alimentos com soja e milho, e uma parte de processo produtivo que precede todos esses processos industriais antes de chegar nas prateleiras do supermercado. Acho que é um aspecto que tem que ser mostrado e tem que ser lembrado para essas pessoas todo esforço, um custo todo, não é tão fácil”, analisou.
De acordo com o especialista da ApexBrasil, esta edição do Exporta Mais Brasil reunirá, ao longo da semana, cerca de sete empresários estrangeiros e 25 empresas brasileiras em uma rodada de negociação.
Para que possamos fazer essa sinergia entre compradores e empresas dos setores de casa e construção e alimentos e bebidas. O Exporta Mais Brasil tem o objetivo de estar presente em todos os Estados brasileiros, estar em Roraima é um privilégio para fazermos essas conexões
finalizou.
Lockhart Alleyne, da Island Produce Exports, uma empresa da Guiana, compôs o grupo. Há sete anos no mercado de exportação, disse que veio ao Brasil em busca de produtos que faltam no País vizinho. “Vi muito potencial, espero encontrar novas empresas e a proximidade com a Guiana é um mais, pois há produtos que faltam pra gente. Estou interessado em produtos de agricultura e eu vi a qualidade dos produtos daqui, são muito interessantes e com preço muito bom também”, e garantiu que voltará em um mês para mais negociações.
Programação:
15 de julho – programação cultural na Serra do Tepequém, no município do Amajari
16 de julho – Abertura Oficial – na sede do Sebrae Roraima (Av. Major Williams, nº 680, São Pedro)
• 19h – 19h10 – Abertura (Português com tradução simultânea)
• Boas-vindas Representante ApexBrasil
• Boas-vindas Representante Sebrae/RR
• 19h10 – 19h20 – Apresentação sobre o estado de Roraima
• 19h20 – 20h – Breve apresentação dos Compradores
• 20h – 21h Coquetel de networking
17 de julho – Prédio do Sebrae Airton Dias – rua Gov. Aquilino Mota Duarte, 1771, São Francisco
• 8h às 13h30 – Rodada de Negócios
• 16h – Summit Sebrae – Compradores
Fonte: ASCOMSEBRAE