Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da China discutiram neste domingo suas relações com os Estados Unidos e as perspectivas de acabar com a guerra na Ucrânia, disseram os ministérios das Relações Exteriores da China e da Rússia em comunicado.
O ministro das Relações Exteriores do presidente Vladimir Putin, Sergei Lavrov, se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Pequim no domingo. Lavrov deve participar de uma reunião dos ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) na China.
“As partes também discutiram as relações com os Estados Unidos e as perspectivas de resolver a crise ucraniana”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
“A importância de fortalecer a estreita coordenação entre os dois países na arena internacional, inclusive nas Nações Unidas e seu Conselho de Segurança, na SCO, nos BRICS, no G20 e na APEC, foi enfatizada”, disse o ministério.
O contato próximo entre os dois países foi para “promover o desenvolvimento e a revitalização um do outro e responder conjuntamente aos desafios trazidos por um mundo turbulento e em mudança”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China.
Ambos os lados também trocaram opiniões sobre a Península Coreana e a questão nuclear iraniana, disse o Ministério das Relações Exteriores da China.
A China e a Rússia declararam uma parceria “sem limites” em fevereiro de 2022, quando Putin visitou Pequim, dias antes de enviar dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia. Putin às vezes descreveu a China como um “aliado”.
Os EUA colocam a China como seu maior concorrente e a Rússia como sua maior ameaça ao Estado-nação.
Fonte: Divulgação via REUTERS