A final do Mundial de Clubes 2025 está definida. Chelsea e PSG vão decidir o título do torneio neste domingo (13). A partida será realizada no MetLife Stadium, em Nova Jérsei, às 16 horas (de Brasília).
O Mundial de Clubes deste ano é o primeiro realizado com 32 equipes, formato semelhante ao utilizado nas últimas edições da Copa do Mundo de seleções. Os finalistas disputarão, ao todo, sete partidas.
Relembre a campanha do Chelsea até a final do Mundial de Clubes 2025
Na primeira fase, o Chelsea terminou com a segunda colocação do Grupo D, atrás do Flamengo. O time comandado por Enzo Maresca perdeu do Rubro-Negro Carioca, mas venceu o Espérance, da Tunísia, e o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, para ficar com a classificação.
Nas oitavas de final, a equipe inglesa vencia o Benfica, de Portugal, até os instantes finais do segundo tempo, quando a partida precisou ser suspensa por conta de raios nas proximidades do Estádio Bank of America, em Charlotte, na Carolina do Norte. Após uma longa pausa, a partida retornou e o time português conseguiu o empate. Na prorrogação, o Chelsea confirmou a classificação ao fazer 4 a 1.
Nas quartas de final, o clube da Inglaterra encarou o Palmeiras e venceu por 2 a 1 com um gol aos 38 minutos do segundo tempo. Malo Gusto fez o cruzamento, a bola desviou em Giay e o goleiro Weverton não conseguiu fazer a defesa.
Nas semifinais, o Chelsea dominou o Fluminense e triunfou por 2 a 0. João Pedro, cria do Tricolor das Laranjeiras e contratado justamente para o Mundial de Clubes, marcou os dois gols.
Veja os resultados do Chelsea no Mundial de Clubes 2025:
Primeira fase
- Chelsea 2 x 0 Los Angeles FC
- Flamengo 3 x 1 Chelsea
- Chelsea 3 x 0 Espérance
Oitavas de final
- Chelsea 4 x 1 Benfica
Quartas de final
- Chelsea 2 x 1 Palmeiras
Semifinais
- Chelsea 2 x 0 Fluminense
Campanha do Chelsea no Mundial de Clubes mostra amadurecimento precoce de time montado para o futuro
Foto de Alex Grimm/Getty
Apesar de ter conquistado a Conference League e terminado o Campeonato Inglês na 4ª colocação nesta temporada, o Chelsea não entrou no Mundial de Clubes entre os favoritos. Isso porque o projeto do clube está sendo montado pensando no longo prazo. Por exemplo, os 15 jogadores utilizados na vitória diante do Fluminense tinham 27 anos ou menos.
Em meados de 2022, o clube foi vendido para Todd Boehly. A princípio, o clube optou por contratar estrelas de destaque de outros clubes, mas, sem obter bons resultados, decidiu mudar a estratégia de mercado, focando em jovens com certa experiência e muito promissores. Esses são os casos de Moisés Caicedo e Cole Palmer, pilares da equipe.
Aos poucos, o clube se reestruturou e retomou um pouco do seu protagonismo no futebol inglês. Depois de terminar a edição de 2022/23 da Premier League na 12ª colocação, o Chelsea foi 6º na temporada 2023/24 e 4º na competição mais recente. A campanha rendeu ao time o retorno à UEFA Champions League. Além disso, o time comandado por Enzo Maresca é o atual campeão da Conference League.
Mesmo com pensamento de contratar cada vez mais jovens promissores de olho no longo prazo, casos de Estêvão e Kendry Páez, o Chelsea pode colher os frutos da estratégia bem antes do projetado pelo próprio clube.
Relembre a campanha do PSG no Mundial de Clubes 2025
O PSG avançou ao mata-mata com a primeira colocação do Grupo B, mas chegou a ser derrotado pelo Botafogo na primeira fase. O time francês confirmou a classificação após vitórias diante de Seattle Sounders, dos Estados Unidos, e Atlético de Madrid, da Espanha.
Nas oitavas de final, o time comandado pelo espanhol Luis Enrique não teve problemas para fazer 4 a 0 sobre o Inter Miami, equipe estadunidense liderada pelo argentino Lionel Messi. Em seguida, o PSG deixou pelo caminho o Bayern de Munique.
Nas semifinais, a vítima foi o Real Madrid. O Paris Saint-Germain fez 3 a 0 diante da equipe espanhola, placar construído todo no primeiro tempo.
Veja os resultados do PSG no Mundial de Clubes 2025:
Primeira fase
- PSG 4 x 0 Atlético de Madrid
- Botafogo 1 x 0 PSG
- PSG 2 x 0 Seattle Sounders
Oitavas de final
- PSG 4 x 0 Inter Miami
Quartas de final
- PSG 2 x 0 Bayern de Munique
Semifinais
- PSG 4 x 0 Real Madrid
PSG pode coroar melhor temporada de sua história com mais um título inédito
Foto de David Ramos/Getty
O torcedor do PSG vive uma temporada dos sonhos. A equipe venceu tudo que era possível: Campeonato Francês, Copa da França e o inédito título da UEFA Champions League.
Os números da temporada são impressionantes. O PSG soma 48 vitórias, oito empates e oito derrotas. Foram 168 gols marcados e 54 sofridos no período. Neste ano, o clube perdeu apenas três partidas.
Assim como o Chelsea, o Paris Saint-Germain é um time extremamente jovem. De todo elenco, apenas o zagueiro Marquinhos, capitão e ídolo da equipe, tem mais de 30 anos.
Depois de muitos anos investindo em astros do futebol mundial, o Paris Saint-Germain decidiu apostar em um time jovem, sem uma grande estrela. A estratégia deu certo e o clube vive o melhor momento da sua história de 55 anos.
Fonte: olympics.com