O primeiro voo transportando 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos, desembarcou em Manaus nesta sexta-feira (24). Segundo informações da Polícia Federal (PF), os imigrantes que chegaram ao país algemado, foram liberados imediatamente após o recebimento pelas autoridades brasileiras. A medida, segundo a PF, respeitou os protocolos de segurança e reafirmou a soberania nacional.
A aeronave, que tinha como destino final o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, precisou realizar um pouso em Manaus devido a um problema técnico. De acordo com a Polícia Federal (PF), durante o desembarque emergencial na capital amazonense, foi garantido que os brasileiros não fossem novamente detidos pelas autoridades americanas.
Os passageiros foram acomodados na área restrita do aeroporto, onde receberam assistência, incluindo água, alimentos, colchões e acesso a banheiros para higiene.
Por determinação do governo federal, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável por transportar os brasileiros deportados para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Segundo a BH Airport, empresa que administra o terminal, a previsão é de que o voo da FAB chegue ao destino às 21h.
Fonte: PF