Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 2 de julho de 2025 as 18:08

Artesãs brilham na 7ª Feira de Agronegócio do Sebrae | ASN Roraima

Compartilhe:

Caroebe recebeu a 7ª Feira de Agronegócio do Sebrae durante a tradicional Festa da Banana, e, entre as muitas atrações do evento, o espaço dedicado ao artesanato chamou a atenção pela criatividade e o talento das artesãs locais. Com o objetivo de incentivar a geração de renda e promover a produção artesanal, o espaço reuniu empreendedores que transformam materiais como madeira, resina e fibras naturais em bolsas, acessórios e até doces artesanais.

Maria, representante da Sala do Empreendedor em Caroebe, destacou a importância do projeto para as mulheres da região, reforçando o compromisso com o empreendedorismo local.

O Sebrae entra com a capacitação e o apoio estrutural, mas a ideia principal foi trazer mulheres que, muitas vezes, dependiam exclusivamente do Bolsa Família ou do apoio do marido, para que elas pudessem encontrar na produção artesanal uma fonte de renda própria. É emocionante vê-las felizes, contando como trabalhar com artesanato é uma forma de terapia e também uma oportunidade de independência

Entre as artesãs presentes, Joina compartilhou que iniciou seu empreendimento durante a pandemia, produzindo bolsas e acessórios em crochê. Para ela, participar da feira foi uma grande oportunidade:

Além de expor meus produtos, estou aprendendo muito. O Sebrae nos prepara para aproveitar momentos como este, desde a organização do estande até a valorização do nosso trabalho

Cleudicélia Xavier, outra artesã presente, contou sua trajetória com o crochê desde 2020, como uma forma de ocupar a mente durante a pandemia. Com o tempo, buscou capacitações para aperfeiçoar suas técnicas e passou a vender seus produtos regularmente em 2021. Ela relatou como a preparação para a feira foi um divisor de águas:

Participei de uma oficina do Sebrae que me ensinou a organizar o estande como uma mini loja. Minhas bolsas são um produto de luxo, então o espaço precisava refletir isso. Só de ontem para hoje já vendi quatro bolsas. Antes, em outras feiras, eu mal vendia duas no evento inteiro. Foi um aprendizado que mudou totalmente minha visão de negócio

Carol Padilha, gerente da Unidade de Atendimento Região Sul (UARS) do Sebrae, reforçou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento econômico local:

Incentivar os microempreendedores é fundamental. É por meio de capacitações e eventos como este que eles conseguem não só melhorar seus produtos, mas também se destacar no mercado, gerando renda e contribuindo para o crescimento sustentável da região

A iniciativa reforça o papel do Sebrae como parceiro estratégico no desenvolvimento do artesanato local, oferecendo capacitações, suporte técnico e oportunidades de exposição. O espaço de artesanato da Feira de Agronegócio acontece até hoje (16), e conta com a participação de cerca de 15 artesãos, incluindo a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Banana do Entre Rios Sul (Aprubers), Associação de produtores rurais rurais da vicinal 06 (Aprovic06) e Associação do Povo indígena Wai-Wai (APIW).

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias / SEBRAE-RR – Clique Aqui!