Plantando informação de qualidade.

Boa Vista - RR, 6 de fevereiro de 2026 as 02:19

IFRR garante prata e bronzes nos JIFs 2025

Fotos: Delegação do IFRR nos JIFs

Compartilhe:

Judô e atletismo impulsionaram o IFRR ao pódio nos Jogos das Instituições Federais

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) se destacou na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIFs) 2025, conquistando cinco medalhas e reafirmando a força do esporte estudantil no estado. A delegação, composta por 14 atletas dos Campi Boa Vista (CBV), Novo Paraíso (CNP), Bonfim (CAB) e Amajari (CAM), competiu em natação, judô, tênis de mesa e atletismo, com o apoio de cinco professores.

As disputas ocorreram no período de  24 a 29 de novembro, em Natal (RN), reunindo quase mil estudantes-atletas de mais de 30 instituições da Rede Federal.

Resultados alcançados

O IFRR subiu ao pódio seis vezes, sendo destaque no judô e no atletismo:

  •  Bronze – Judô feminino (em equipe): Rebeca Marques Porfírio

  •  Bronze – Judô masculino: Ruan Matias

  •  Bronze – Atletismo (200 m): Fernando Arnaldo

  •  Bronze – Atletismo (800 m): Juan Elchôa

  •  Prata – Atletismo (revezamento 4×100 m): Lucas Kaleb, Cristiano Ronaldo, Luiz Wanderley e Fernando Arnaldo

  •  Bronze – Atletismo (revezamento 4×400 m): Cristiano Ronaldo, Adans Bhrayaw, Juan Elchôa e Fernando Arnaldo

As conquistas reforçam o preparo técnico dos atletas e o trabalho desenvolvido pela equipe de professores que acompanhou a delegação.

Integração, formação e impacto social

O coordenador de Esporte do IFRR, professor Theodoro Schmidt, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), lembrou que o evento também cumpre importante papel formativo. “Os Jogos dos Institutos Federais, além de esporte, competição e atividade física, são voltados para a integração entre estudantes, servidores e comunidade externa. Os JIFs converteram-se em espaço de encontro, de pertencimento, de identidade do estudante. Isso fortalece o papel da Rede Federal como agente de transformação social e reafirma o esporte como política pública comprometida com a inclusão, com a cidadania e com o futuro dos estudantes”, disse.

Schmidt também avaliou positivamente o desempenho da delegação roraimense.“Vendo os nossos atletas do Instituto Federal de Roraima entrarem para a competição e competirem com garra e destemor, mesmo sabendo que a competição é nacional e de alto nível, ficamos entusiasmados. Eles deram um show! Entraram e deram o máximo para que pudessem representar bem o nosso Estado de Roraima, o nosso IFRR, e fizeram isso com maestria. Então, os resultados de medalhas expressivas, isso consolida o comprometimento tanto da instituição como dos atletas em representar o nosso instituto aqui de Roraima”, declarou.

JIFs 2025

A etapa nacional reuniu 994 estudantes-atletas, mais de uma centena de professores e técnicos. Contou com disputas em modalidades individuais — atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez — e coletivas, como basquetebol, futsal, futebol, handebol, voleibol e vôlei de praia. O evento também incluiu provas dos ParaJIFs nas modalidades atletismo e natação adaptados.

Outras informações, inclusive fotografias,  estão disponíveis na página oficial do evento, no portal do IFRN. Confira neste link.

Com informações do professor Theodoro Schmidt 

Fonte: Ascom/Reitoria